Na última quinta-feira (9), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios do VAR referentes a quatro lances controversos ocorridos durante a partida entre São Paulo e Palmeiras, que terminou com a vitória do time paulista por 3 a 2, no último domingo (5), pelo Campeonato Brasileiro. Essa divulgação foi possível após a autorização da FIFA na quarta-feira (8).
Um dos lances analisados foi uma possível expulsão do jogador Andreas Pereira, do Palmeiras, por uma falta contundente em Marcos Antônio, do São Paulo. Durante essa análise, o árbitro Ramon Abatti Abel fez um comentário curioso enquanto aguardava orientações de Ilbert Estevam da Silva, responsável pela cabine de vídeo, sobre a necessidade de aplicar um cartão vermelho. O árbitro considerou que Andreas tocou a bola primeiro e, portanto, optou por mostrar apenas um cartão amarelo.
Durante a conversa em campo, enquanto cercado por jogadores do São Paulo, Abatti Abel manifestou sua insatisfação com as constantes reclamações do atacante Luciano, que se mostrava bastante agitado. Ele disse: "O que você quer que eu faça? Ah, Luciano, por favor... O Luciano reclama de ter nascido até... É impressionante". O árbitro seguiu refletindo sobre a dificuldade de apitar no futebol brasileiro, mencionando a pressão constante: "Você vê a complexidade que é apitar o futebol brasileiro? Não dá paz! É difícil, né?".
Após a checagem do VAR, Ilbert Estevam da Silva concordou com a decisão do árbitro de aplicar apenas o cartão amarelo, o que fez com que Ramon Abatti Abel não precisasse revisar o lance no monitor. Assim, Andreas Pereira pôde continuar sua participação na partida. Além desse, os áudios do VAR também revelaram discussões sobre outros lances polêmicos, incluindo um suposto pênalti não marcado em Allan durante uma disputa com Tapia.
Os próximos compromissos de São Paulo no Campeonato Brasileiro incluem jogos contra o Grêmio, em 16 de outubro, e Mirassol, em 19 de outubro, ambos fora de casa. Por sua vez, o Palmeiras enfrentará o Juventude em casa, no dia 11 de outubro, seguido de um jogo contra o Red Bull Bragantino no dia 15 e Flamengo fora de casa no dia 19.