O zagueiro Alan Franco, jogador do São Paulo, recentemente utilizou suas redes sociais para compartilhar um compilado de erros de arbitragem que supostamente ocorreram em clássicos contra o Palmeiras nos últimos anos. Em sua postagem, ele ironizou a atuação do árbitro Ramon Abatti Abel durante o Choque-Rei realizado no último domingo (5), no Morumbi. O atleta repostou uma publicação feita por uma página de torcedores do Tricolor, que apresentava lances polêmicos a partir de 2021, onde as decisões da arbitragem parecem ter favorecido o Alviverde em detrimento do São Paulo. Franco ainda acrescentou: “Se quiser mais, tem mais”, acompanhado de emojis de risadas.
No jogo, após o São Paulo abrir uma vantagem de 2 a 0, o time acabou sofrendo uma virada para 3 a 2. Mesmo com a derrota, os jogadores desferiram críticas à arbitragem, especialmente em relação a um pênalti não marcado em Gonzalo Tapia e a um pisão de Andreas Pereira, em que o clube esperava a expulsão do palmeirense. De acordo com informações apuradas pela ESPN, a conversa entre o árbitro Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam, responsável pelo VAR, se concentrou na justificativa de que Tapia não teria condições de alcançar a bola, que estava fora de seu alcance. Além disso, alegaram que o jogador Allan, do Palmeiras, teria escorregado acidentalmente ao atingir Tapia, o que, em sua visão, não caracterizaria penalidade.
Quanto à entrada de Andreas em Marcos Antônio, a justificativa foi de que o jogador do Palmeiras teria tocado na bola primeiro. No entanto, Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem dos Canais Disney, discordou dessa análise ao afirmar que o pênalti em Allan sobre Tapia foi inegável. Ele declarou: “Pênalti claro e não marcado para o São Paulo. Allan escorrega e acerta Tapia. Sem querer é falta. Dentro da área é pênalti. O árbitro não marcou, e o VAR não interveio, o que foi um erro da arbitragem.”
Os próximos desafios do São Paulo incluem um confronto contra o Grêmio, fora de casa, no dia 16 de outubro, seguido por um jogo contra o Mirassol, também fora, em 19 de outubro, e então um encontro com o Bahia em casa, no dia 25 de outubro. Todos estes jogos são válidos pelo Campeonato Brasileiro e prometem ser de alta expectativa para a equipe do Morumbi.
está na hora de deixar esse assunto para lá não vai dar em nada mesmo, não vão adiar o jogo, não vão excluir esse ridículo do quadro de arbitragem e não vão fazer nada para tentarem melhorar então acho que já deu deste assunto.