A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a escala de arbitragem para o esperado clássico entre São Paulo e Palmeiras, marcado para este domingo (5), no Estádio do Morumbi, contando para a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O árbitro Ramon Abatti Abel, do estado de Santa Catarina, será o responsável por apitar a partida. Ele será assistido por Danilo Ricardo Simon Manis, de São Paulo, e Rafael da Silva Alves, do Rio Grande do Sul. No VAR, o paulista Ilbert Estevam da Silva também estará à frente das decisões.
Ramon Abatti Abel foi protagonista de controvérsias na última rodada do Campeonato Brasileiro, no jogo entre Cruzeiro e Flamengo. O time rubro-negro criticou decisões e a condução da partida, levando a descontentamentos de ambas as partes. O jogador Filipe Luís se manifestou em coletiva, enquanto Léo Ortiz fez comentários sobre a atuação do árbitro após a partida. As queixas envolveram a mudança nos critérios de arbitragem entre diferentes jogos, gerando incomodidade não apenas nas equipes, mas também nos jogadores. Eles ressaltaram a importância de um padrão de apito mais consistente entre os árbitros.
O clássico deste domingo se apresenta com ambos os times em situações distintas na tabela. O São Paulo, que já enfrentou um jejum de quatro jogos sem vitória, conseguiu encerrar essa fase negativa com uma vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza na última rodada e ocupa atualmente a sétima posição. Por outro lado, o Palmeiras, vice-líder do campeonato, entra em campo com dois jogos a menos que seu rival, vindo de uma convincente vitória de 3 a 0 contra o Vasco.