A definição do representante sul-americano na Copa Intercontinental ainda está pendente. Este torneio anual, que ocorre no final do ano, possui um formato similar ao antigo Mundial de Clubes. Entretanto, já está confirmado que o Pyramids, do Egito, será o adversário na semifinal do campeão da Libertadores. A equipe egípcia garantiu sua vaga após vencer o Al-Ahli, da Arábia Saudita, por 3 a 1, em um embate realizado no King Abdullah Sports City, em Jidá.
O Pyramids teve uma atuação impactante, especialmente no segundo tempo. No entanto, foi o Al-Ahli que, após uma primeira metade equilibrada, conseguiu igualar a partida com um gol de pênalti marcado por Ivan Toney, aos 45 minutos. O destaque, no entanto, foi Fiston Mayele, que marcou o primeiro gol e depois anotou mais duas vezes, consolidando o triunfo e a histórica classificação para a equipe egípcia.
O Pyramids agora enfrentará o vencedor do confronto entre o Cruz Azul, do México, e o campeão da Libertadores. Esta partida está marcada para 10 de dezembro, seguido de uma nova disputa no dia 13 de dezembro, na fase semifinal do torneio.
No cenário sul-americano, os clubes brasileiros estão em destaque na busca pela classificação. O Palmeiras venceu o River Plate por 2 a 1 no Monumental de Núñez, em 17 de setembro, e se prepara para a partida de volta nesta quarta-feira (25) no Allianz Parque. Por sua vez, a LDU enfrenta o São Paulo, após vencer por 2 a 0 no jogo de ida, enquanto o Flamengo conseguiu uma vitória apertada sobre o Estudiantes, também no dia 18 de setembro, e agora aguarda o segundo embate na Argentina.
O único confronto já decidido foi entre os argentinos Racing e Vélez Sarsfield, com La Academia garantindo sua vaga nas semifinais após vencer os dois jogos por 1 a 0.
Agora, todos os olhos estão voltados para a decisão do campeão da Libertadores, que por sua vez definirá a última participação na Intercontinental deste ano.