A altitude pode ser um adversário complicado para quem não está habituado, mas a derrota do São Paulo por 2 a 0 para a LDU em Quito superou as expectativas do clube. Agora, a meta de retornar à semifinal da CONMEBOL Libertadores se tornou um desafio ainda maior. Contudo, o Tricolor se apega ao seu histórico vitorioso. Considerado tricampeão e portador de uma das camisas mais icônicas do futebol sul-americano, o São Paulo já protagonizou importantes reviravoltas em sua casa, o Morumbi. A segunda partida contra a LDU ocorrerá na próxima quinta-feira (25), às 19h (de Brasília). Para avançar no tempo regular, a equipe treinada por Hernán Crespo precisa vencer por três gols ou mais. Se conquistar um triunfo por dois gols de diferença, a decisão será levada aos pênaltis — um cenário no qual já se destacou anteriormente, como na oitavas de final contra o Atlético Nacional, da Colômbia.
Reviver as memórias de viradas do passado é uma maneira de encontrar esperança. Em 1992, o São Paulo conseguiu sua primeira taça da Libertadores após uma emocionante remontada. Na final, perdeu para o Newell's Old Boys por 1 a 0 na Argentina, mas em casa, Raí reverteu a situação, e a decisão foi para os pênaltis, onde Zetti se tornou o herói ao defender uma cobrança crucial. No ano seguinte, o Tricolor reencontrou o mesmo adversário e, novamente em desvantagem por 2 a 0, brilhou no Morumbi com uma vitória de 4 a 0, garantindo o bicampeonato.
Depois de um hiato entre 1995 e 2003 sem participar da competição, o São Paulo retornou em grande estilo. Em 2004, enfrentou o Rosario Central e, após uma derrota na primeira partida por 1 a 0, precisava vencer em casa. O Tricolor não decepcionou, triunfando por 2 a 1 e se classificando nos pênaltis, mais uma vez com a estrela de Rogério Ceni, que defendeu duas cobranças. Em 2006, o destino trouxe mais um rival argentino — o Estudiantes. Após perder por 1 a 0 na ida, o time de Edcarlos garantiu a vitória por 1 a 0 em casa, levando a disputa novamente para os pênaltis, onde Ceni brilhou outra vez.
Os próximos compromissos do São Paulo incluirão um duelo contra o Santos, no dia 21 de setembro, seguido pela decisiva partida contra a LDU e, em seguida, um encontro com o Ceará no Campeonato Brasileiro. A torcida espera que a história de viradas continue e que o Morumbi se torne palco de mais uma noite memorável.