Luiz Gustavo está prestes a reforçar o São Paulo na reta final da temporada, após um longo período de recuperação. O volante, que vinha tratando um tromboembolismo pulmonar, foi liberado por seus médicos para retomar os treinos sem nenhuma restrição a partir do próximo sábado. Desde abril, ele esteve sob medicação anticoagulante, e o tratamento deverá ser concluído no final dessa semana, permitindo que Luiz Gustavo trabalhe normalmente no CT da Barra Funda.
Até o momento, o jogador só participou de duas partidas nesta temporada, a última delas em 2 de abril, contra o Talleres, na fase de grupos da Copa Libertadores. Durante seu processo de recuperação, Luiz Gustavo seguiu um protocolo específico e, embora tenha começado a treinar com bola ao lado dos colegas, não estava apto para atividades que envolvessem contato físico.
A situação de Luiz Gustavo se agravou em 5 de abril, momentos antes da partida do São Paulo contra o Atlético-MG. Após relatar dores no peito, ele foi enviado ao Hospital Albert Einstein, onde exames revelaram a presença de um tromboembolismo pulmonar. O jogador ficou internado por três dias, seguindo um cronograma específico junto a um especialista após a alta médica.
Após um longo período de inatividade, Luiz Gustavo retornou aos treinos no CT da Barra Funda em 17 de junho, inicialmente em separado. Mais de um mês depois, ele começou a participar de algumas atividades com o elenco, sempre evitando o contato físico. Durante todo esse tempo, um médico especialista acompanhou sua evolução. Finalmente, na última segunda-feira, Luiz Gustavo se submeteu a uma angiotomografia computadorizada de tórax e a testes de exercícios cardiopulmonares, que confirmaram sua plena recuperação, permitindo que ele retome suas atividades como jogador de futebol.