Nesta terça-feira, Rafael Toloi abordou a relevância de competir na Libertadores pelo São Paulo, enfatizando que a concentração do grupo deve ser no campeonato por vez, com especial atenção ao Campeonato Brasileiro. "A Libertadores tem uma importância enorme para o torcedor e para a história do São Paulo. Mas também sabemos que o Brasileiro é fundamental, pois garante a classificação para essas competições. Precisamos pensar jogo a jogo. O grupo é muito bom, unido e qualificado, e isso faz diferença. Claro que talentos individuais ajudam, mas o coletivo é o que pesa mais", declarou durante sua apresentação no SuperCT.
Embora já estivesse contratado, o zagueiro não pôde atuar nas oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético Nacional. Segundo as regras da Conmebol, o clube só podia realizar modificações na lista de jogadores inscritos caso avançasse para as quartas de final, o que agora acontecerá, quando o São Paulo enfrentará a LDU, com Toloi apto a jogar.
O defensor também relembrou momentos marcantes de sua primeira passagem pelo Tricolor, onde conquistou a Sul-Americana. "Lembro da união daquele elenco que conquistou a Sul-Americana. Jogávamos com inteligência fora de casa e contávamos com a força da torcida no Morumbi. Hoje vejo o São Paulo novamente competitivo e quero reviver momentos assim, mas sempre com os pés no chão, focando partida a partida", finalizou.
Atualmente, o São Paulo ocupa a sétima posição no Campeonato Brasileiro, somando 32 pontos em 22 jogos, e continua lutando por uma vaga no G6. A equipe se prepara para retornar ao campo no próximo domingo, às 17h30 (de Brasília), contra o Botafogo, no Morumbi, pela 23ª rodada.
??? Toloi: “O São Paulo é imenso. Já foi especial para mim chegar e assistir um jogo de CONMEBOL Libertadores, ver o estádio lotado e reviver as boas lembranças que eu tive. Não vejo a hora de poder estar em campo para ajudar meus companheiros”#VamosSãoPaulo ????
?? Rubens Chiri… pic.twitter.com/m8Q6chqR2I
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 9, 2025