O São Paulo Futebol Clube anunciou na manhã desta segunda-feira a contratação do lateral-direito Maílton. O jogador, que estava emprestado pelo Metalist, da Ucrânia, para a Chapecoense, firmou contrato com o Tricolor até o final de 2027. Em 2025, Maílton se destacou, acumulando sete gols e nove assistências em 30 partidas disputadas, que incluem o Campeonato Catarinense e o Brasileirão da Série B.
Maílton expressou sua felicidade ao se juntar ao clube: “É uma sensação inexplicável estar aqui. É fruto do trabalho. Eu vinha fazendo uma grande temporada e, graças a Deus, surgiu o interesse do São Paulo, um dos maiores clubes do mundo. Estou muito realizado e espero dar muitas alegrias para o nosso torcedor.”
O lateral já está inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está apto a fazer sua estreia pelo São Paulo após a Data Fifa, com o primeiro jogo marcado contra o Botafogo no Morumbi no próximo dia 14. Maílton tornou-se um nome relevante na Chapecoense, especialmente após a mudança de esquema tático da equipe, que passou do 4-4-2 para o 3-5-2, alinhando-se ao estilo atualmente adotado pelo Tricolor.
Confirmando a importância de sua chegada, o presidente do clube, Julio Casares, afirmou: “O Maílton é um jogador que chamou a atenção da nossa análise de mercado e vai nos ajudar a deixar o elenco ainda mais forte. Acredito muito no potencial do São Paulo Futebol Clube neste ano, que, com o esforço de todos, vai conseguindo manter o nosso time competitivo em duas competições.”
O diretor de futebol, Carlos Belmonte, também destacou a importância da contratação, mencionando que o processo envolveu uma análise criteriosa do scout do clube. “A contratação do Maílton parte de um trabalho do nosso scout. A partir da análise deles, com a qual nós concordamos, encaminhamos o nome para o treinador, que validou a contratação,” completou.
A negociação durou mais de dez dias, e o São Paulo aguardava a liberação da FIFA para oficializar o anúncio. Essa autorização foi necessária para que Maílton, que precisou ser registrado novamente pelo clube ucraniano antes de ser vendido ao Tricolor, pudesse se transferir, já que a equipe da Ucrânia enfrenta restrições para inscrever novos jogadores.
Antes de sua passagem pelo Metalist, Maílton teve um percurso em sua carreira profissional que inclui clubes como Palmeiras, Santa Cruz, Operário, Mirassol, Atlético-MG, Coritiba, Ponte Preta e Chapecoense. O São Paulo espera que sua chegada contribua significativamente para a temporada, reforçando as opções disponíveis no elenco.