Nesta terça-feira, o São Paulo FC fez história ao eliminar o Atlético Nacional nos pênaltis, garantindo assim uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. Esta é a primeira vez em 15 anos que o Tricolor avança para as oitavas em edições consecutivas do torneio. O último feito semelhante ocorreu em 2009, quando o São Paulo qualificou-se automaticamente para a fase seguinte após a desistência das equipes mexicanas devido a uma epidemia de gripe suína. Naquela época, o time paulista enfrentou o Cruzeiro nas quartas de final, onde foi eliminado com um placar agregado de 4 a 1.
No ano seguinte, o São Paulo mediu forças contra o Universitario, do Peru. Depois de dois empates sem gols, a classificação foi decidida nos pênaltis, e o goleiro Rogério Ceni foi herói ao defender duas cobranças, levando o Tricolor novamente para as quartas de final. No entanto, a equipe parou nas semifinais ao ser superada pelo Internacional, eventual campeão do torneio, no critério do gol fora após um empate em 2 a 2.
Recentemente, o São Paulo repetiu esse sucesso, avançando para as quartas de final nas últimas edições de 2024 e 2025. Em 2024, a equipe venceu o Nacional nas oitavas com um empate no Uruguai e uma vitória por 2 a 0 no Morumbi. Entretanto, foi derrotada pelo Botafogo nos pênaltis nas quartas, enquanto os cariocas seguiram para conquistar o título.
Na última terça-feira, o Morumbi foi novamente palco da vitória do Tricolor. Com um empate em 1 a 1 no agregado contra o Atlético Nacional, a equipe contou com a notável atuação do goleiro Rafael, garantindo a classificação ao vencer por 4 a 3 nos pênaltis. Agora, o São Paulo aguarda para conhecer seu próximo adversário nas quartas de final, que será definido no duelo entre Botafogo e LDU, previsto para esta quinta-feira às 19 horas (de Brasília).
?????? COMEMORAAAAAA TRICOLOR #GloriaEterna #VamosSãoPaulo ???? pic.twitter.com/NMSU23hnEq
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 20, 2025