O São Paulo anunciou, neste sábado, a transferência definitiva do atacante Lucas Ferreira, de apenas 19 anos, para o Shakhtar Donetsk, clube da Ucrânia. O atleta, que já foi oficialmente apresentado e começou os treinos com seus novos companheiros, é um talento em ascensão que se destacou nas categorias de base do Tricolor Paulista.
Natural de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Lucas Ferreira chegou ao São Paulo em 2021 e rapidamente fez história nas divisões de base, conquistando cinco títulos, incluindo a Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como Copinha, no início deste ano. Sua performance no torneio garantiu-lhe destaque como um dos principais jogadores da equipe.
A transferência para o Shakhtar Donetsk foi concretizada após o jogador viajar para a Ucrânia na última quarta-feira, onde firmou um contrato até 30 de junho de 2030. Sua trajetória no São Paulo foi marcada por um rápido crescimento, sendo promovido ao time profissional sob a orientação do técnico Luis Zubeldía, onde rapidamente se tornou uma peça importante no elenco.
Durante sua curta passagem pelo profissional, Lucas Ferreira atuou em 23 partidas, marcando um gol e registrando uma assistência. Na fase de grupos da Libertadores, destacou-se ao marcar um gol em cinco jogos. Recentemente, após se recuperar de uma lesão, perdeu espaço com o atual treinador, Hernán Crespo, e atuou escassos minutos em uma partida contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro.