Na última sexta-feira (15), o São Paulo confirmou a contratação do zagueiro ítalo-brasileiro Rafael Toloi, que recentemente ficou sem clube após encerrar sua passagem pela Atalanta, da Itália. O defensor, de 34 anos, assinou um contrato com o Tricolor até dezembro de 2026, incluindo uma cláusula que permite a prorrogação até o final de 2027.
Em sua declaração, Toloi expressou sua felicidade com o retorno ao clube: “Estou muito feliz com esse retorno. Acho que é o sonho de qualquer atleta jogar no São Paulo, e eu estou aqui pela segunda vez. É muito especial para mim. Estou mais maduro. Saí daqui jovem, hoje sou pai de duas crianças, uma menina e um menino. Tenho uma boa bagagem, uma boa experiência, e tudo que eu vivi na Itália foi muito especial. A gente sabe que os objetivos aqui no São Paulo são os maiores possíveis, e eu não vejo a hora de estar com o grupo para poder ajudar.”
Esta será a segunda passagem de Toloi pelo clube. Ele foi revelado pelo Goiás e chegou ao São Paulo em 2012, quando tinha apenas 21 anos, sendo parte do elenco que conquistou a Copa Sul-Americana no mesmo ano. Durante sua primeira passagem, ele disputou 133 partidas e anotou seis gols pelo Tricolor.
Atualmente, o jogador aguarda a regularização de sua inscrição no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para poder reestrear. O São Paulo está programado para enfrentar o Sport neste sábado, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, Toloi não poderá atuar no confronto das oitavas de final da Libertadores contra o Atlético Nacional, pois o prazo de inscrições para esta fase já se encerrou. Ele poderá ser incluído na lista apenas se o time avançar para as quartas de final.
A primeira saída de Toloi do Morumbi ocorreu em 2015, quando se transferiu para a Atalanta, onde permaneceu por uma década. Durante sua estadia na equipe italiana, ele disputou 313 partidas, marcou 14 gols, deu 18 assistências e conquistou o título da Liga Europa em 2024, consolidando-se como um ídolo no clube. Naturalizado italiano, Toloi também teve passagens pela seleção do país, com a qual participou de 14 jogos e foi campeão da Eurocopa em 2021. Sua carreira inclui ainda um breve empréstimo à Roma em 2014.
já temos uma zaga segura com Sabino imagina agora com Rafael Toloi
Seja bem vindo... já estou imaginando uma zaga futuramente... Rafael Toloi, Arboleda e Alan Franco