Na última segunda-feira, Gonzalo Tapia foi oficialmente apresentado como o novo reforço do São Paulo, dois dias após sua estreia com a camisa do clube. O jovem atacante chileno, de 23 anos, chega ao Tricolor por meio de um contrato de empréstimo que se estende até 30 de junho de 2026. Tapia, que é empréstimo do River Plate, é o primeiro jogador a ser trazido pela diretoria para o técnico Hernán Crespo, que teve um papel fundamental em sua contratação.
Durante a apresentação, Tapia compartilhou alguns detalhes sobre a conversa que teve com Crespo, que o ajudou a decidir jogar pelo São Paulo. O jogador destacou que o treinador lhe transmitiu expectativas sobre seu desempenho e o que ele poderia agregar à equipe. “Foi uma conversa curta, mas muito positiva. Vou entender melhor com o tempo o que ele espera de mim”, disse.
Revelado pela Universidad Católica, no Chile, Tapia se destacou durante sua passagem pelo clube, acumulando 22 gols e 10 assistências em 117 jogos, além de conquistar a Liga Chilena e a Supercopa do Chile. Em 2025, chamou a atenção do River Plate, mas teve apenas uma breve passagem pela equipe argentina, com sete jogos e sem contribuições diretas em gols. Apesar do desempenho discreto, ele é considerado um jogador promissor.
O novo desafio de Tapia e a motivação para se juntar ao São Paulo estão relacionados à grandeza do clube e ao seu potencial. “O que me motivou mais é vir a uma equipe grande do Brasil, que briga por tudo. Estou muito feliz de estar aqui”, afirmou o atacante, destacando ainda o projeto do clube e a confiança que depositam em seu talento.
No que diz respeito ao conhecimento sobre o clube, Tapia mencionou que, embora tenha conversado com jogadores, como Galoppo, sobre o São Paulo, não sentiu necessidade de muitas informações, já que a reputação do clube fala por si só. “Quando se trata do São Paulo, é um clube enorme e conhecido na América do Sul”, explicou.
O contrato de Tapia inclui uma opção de compra ao término do empréstimo, mas o jogador não está preocupado com isso. Ele enfatizou estar focado em seu desempenho diário e no trabalho em equipe. “Estou aqui para ajudar a equipe a ganhar, pois este clube tem que vencer sempre, em qualquer competição”, finalizou o atacante.
Tapia chega ao São Paulo em um momento crucial, onde a equipe precisa de opções no ataque devido a diversas lesões, e já pode ser escalado para o próximo confronto contra o Juventude, que acontecerá no Alfredo Jaconi, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
?? AO VIVO! Acompanhe a entrevista coletiva de apresentação do atacante Tapia!
?? https://t.co/UObymJVePy#VamosSãoPaulo ???? pic.twitter.com/FpBgJM2ypR
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) July 21, 2025