Na noite da última sexta-feira, dia 18, o São Paulo Football Club anunciou a contratação do atacante Gonzalo Tapia. Com apenas 23 anos, o jogador chileno chega ao clube por meio de um empréstimo do River Plate, que se estenderá até junho de 2026. O contrato fechado inclui uma cláusula de compra, proporcionando ao Tricolor a opção de adquirir o atleta ao final do período de empréstimo.
Tapia já se encontrava no Brasil desde o início da semana, onde passou por exames médicos e acertou os últimos detalhes da sua transferência. A chegada do jogador é vista como uma solução para atender as necessidades do técnico Hernán Crespo no setor ofensivo da equipe. Formado nas categorias de base da Universidad Católica, no Chile, Gonzalo Tapia se destacou como um dos principais jogadores do time nos últimos anos. Ao longo de sua trajetória no clube chileno, ele participou de 117 jogos, anotando 22 gols e contribuindo com 10 assistências, além de ter conquistado a Liga Chilena e a Supercopa do Chile.
Em 2025, Tapia se transferiu para o River Plate, onde, no entanto, não teve muitas oportunidades no Mundial de Clubes. Devido à sua condição de jogador estrangeiro e à falta de espaço no time argentino, houve uma liberação para sua saída. Dados da plataforma Sofascore indicam que, nesta temporada, o atacante teve apenas sete partidas disputadas, sendo titular em apenas duas delas. Ele acumulou 208 minutos em campo, o que resulta em uma média de 30 minutos por partida, sem marcar gols ou conceder assistências. No entanto, Tapia teve uma participação expressiva ao realizar um passe decisivo e finalizar dez vezes, acertando o alvo em duas oportunidades. Com um drible bem-sucedido, ele registrou 82 ações com a bola, com uma média de 11,7 por jogo, e apresentou 48% de aproveitamento nos duelos, além de ter sofrido quatro faltas durante o período.
SÓ ESPERO QUE ESSE TAPIA NÃO TAPEIE NOS K