No próximo sábado, dia 12, o São Paulo se prepara para um reencontro especial. Após a demissão de Luis Zubeldía no início da pausa para o Mundial de Clubes, o clube paulista contará com um novo técnico na partida contra o Flamengo, que acontece às 16h30 (horário de Brasília) no Maracanã. Hernán Crespo, que já teve uma passagem vitoriosa pelo São Paulo entre fevereiro e outubro de 2021, reassume o comando da equipe. O argentino, famoso por sua trajetória como atacante nos anos 90 e 2000, foi responsável pela conquista do Campeonato Paulista em maio de 2021, ao vencer o Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira.
Embora Crespo retorne ao clube onde conquistou um título, a história recente do São Paulo ensina que reestreias nem sempre são bem-sucedidas. Na verdade, alguns treinadores, ao tentarem sua segunda passagem, não conseguiram repetir o sucesso anterior. Um exemplo notável é Nelsinho Baptista, que em sua primeira passagem levou o Tricolor ao título paulista em 1998, mas teve uma segunda passagem em 2001 que não resultou em troféus, culminando em sua demissão após uma sequência de resultados insatisfatórios.
Outro caso é o de Emerson Leão, que trouxe títulos ao São Paulo em sua primeira passagem em 2004, mas não obteve o mesmo sucesso ao retornar em 2011, quando foi demitido sem conquistar troféus. O mesmo aconteceu com Paulo Autuori, que fez história ao ganhar a CONMEBOL Libertadores e o Mundial em 2005, mas a sua segunda passagem em 2013 terminou de maneira frustrante, com a demissão em meio a uma crise no clube.
Por outro lado, Crespo pode se inspirar em exemplos de sucesso nas reestreias. Os maiores nomes da história do São Paulo, como Telê Santana e Muricy Ramalho, conseguiram voltar e conquistar títulos importantes. Telê, em sua segunda passagem, conquistou a Libertadores e o Mundial em 1992 e 1993, enquanto Muricy Ramalho, ao retornar em 2006, levou o Tricolor ao tricampeonato brasileiro entre 2006 e 2008, uma marca que permanece inigualável na era dos pontos corridos.
Na apresentação oficial, Crespo expressou seu desejo de sonhar grande, inspirando-se nas conquistas do passado. "Se você me permitir sonhar, eu gostaria de estar ao lado de Telê e Muricy. Se vamos sonhar, vamos sonhar grande. É difícil, mas vamos tentar", disse o técnico.
Os próximos desafios do São Paulo incluem a partida contra o Flamengo neste sábado, seguida de um jogo contra o Red Bull Bragantino no dia 16, e um confronto com o Corinthians no dia 19, todos válidos pelo Campeonato Brasileiro.
Ô Crespo, bota a barba de molho aí... É bom você não errar mesmo e torcer para esse time Mediocre não te deixar não mão, porque se não essa Diretoria medicre não vai te poupar, no máximo 5 rodadas ruins você já vai para a rua .
Tudo vai dar certo para o Tricolor e Crespo sair vitorioso. Haja coração...