O volante Jorginho, que se juntou ao Flamengo em junho, rapidamente conquistou o coração da torcida com suas notáveis atuações no Mundial de Clubes, onde fez sua estreia pelo Rubro-Negro. Contudo, se a escolha dependesse da família do jogador, ele poderia estar defendendo as cores do primeiro clube que enfrentará no Maracanã.
Natural de Imbituba, Santa Catarina, o meio-campista nunca teve a oportunidade de jogar profissionalmente no Brasil. Com 33 anos, Jorginho construiu sua carreira na Europa, passando por clubes como Sambonifacese, Hellas Verona, Napoli, Chelsea e Arsenal.
Três anos atrás, ao ser questionado sobre a possibilidade de atuar em solo brasileiro, Jorginho expressou seu carinho pelo São Paulo, que será o adversário do Flamengo neste sábado (12), em um duelo marcado para às 16h30 (horário de Brasília), que marcará o retorno do Campeonato Brasileiro. Enquanto o jogador demonstrou interesse em representar o time paulista, seus pais torcem por rivais cariocas, o que adiciona uma pitada de humor à situação. "Eu tenho um carinho pelo São Paulo, com certeza jogaria no São Paulo. Flamengo seria interessante. Meu pai ia me matar porque ele é vascaíno, mas o Flamengo seria interessante. Meu pai é vascaíno e minha mãe é botafoguense. Imagina? Quero apanhar, não. Todo o orgulho que eu dei para eles até hoje ia perder tudo depois disso (risos)", brincou em uma entrevista a Alê Oliveira, no YouTube, em 2022.
O desejo de Jorginho de jogar pelo São Paulo é algo que não se limita somente a declarações. Lucas Moura, revelado pelo Tricolor e que retornou ao time em 2023, compartilhou que trocou mensagens com Jorginho sobre a possibilidade de ambos deixarem suas carreiras na Europa para se unirem ao time paulista. "Teve uma declaração do Jorginho, do Chelsea, falando que era são-paulino, parece. Mandei mensagem para ele no privado e falei: 'Vamos para lá logo, logo'. Aí ele falou assim: 'Quando você for, me chama'. Falei: 'Vou lembrar disso'", lembrou Lucas em uma entrevista ao canal Desimpedidos, também no YouTube.
Independentemente de qualquer convite que possa ter surgido, o fato é que Jorginho enfrentará o São Paulo pela primeira vez. Este duelo faz parte da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro e será o jogo de estreia do atleta diante da apaixonada torcida rubro-negra.