O retorno de Hernán Crespo ao comando do São Paulo se aproxima, e a reapresentação da equipe está agendada para a próxima quinta-feira, 27. No entanto, o técnico argentino encontrará um cenário desafiador, já que a equipe se apresenta desfalcada e com um plantel reduzido. Esta é a segunda passagem de Crespo pelo Tricolor, e ele terá que lidar com dificuldades logo no início de seu trabalho.
Atualmente, o São Paulo conta com sete jogadores sob cuidados médicos e mais três que estão prestes a deixar o clube. Com isso, Crespo terá à sua disposição apenas 22 atletas de linha e quatro goleiros para iniciar os treinos no CT da Barra Funda. Entre os jogadores que podem sair está Igor Liziero, que se encontra em final de contrato. Igor Vinícius já recebeu autorização para assinar com o Santos, e o jovem Matheus Alves também deve ser negociado, com os rumores indicando uma transferência para o CSKA, da Rússia.
A situação clínica do elenco é preocupante, pois jogadores como Marcos Antônio, Lucas Moura, Oscar e Ferreirinha ainda são dúvidas, embora haja a expectativa de que possam retornar aos treinos nas próximas semanas, dependendo da evolução de suas condições. Por outro lado, Luiz Gustavo, Ruan e Calleri enfrentam problemas mais sérios; Ruan, por exemplo, passará por um procedimento em seu joelho direito. O São Paulo também busca renovar o empréstimo de Luiz Gustavo com o Sassuolo, visto que o contrato atual se encerrará em 30 de junho.
Após ter sido diagnosticado com tromboembolismo pulmonar em abril, Luiz Gustavo está em fase de recondicionamento físico e não deverá voltar aos treinos antes de julho. Quanto a Lucas Moura, houve progresso em seu tratamento de lesão na cápsula posterior, e sua volta pode ser antecipada. Oscar e Ferreirinha lidam com lesões musculares, enquanto Calleri, que passou por cirurgia no joelho, só deve retornar em 2026.
Com 26 jogadores disponíveis, Crespo terá que se planejar rapidamente e organizar amistosos antes do desafio contra o Flamengo, marcado para o dia 13 de julho, no Maracanã. O técnico não poderá contar com Luciano, que está suspenso para essa partida.