A vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Talleres, na última rodada da fase de grupos da Libertadores, foi ofuscada por uma grave acusação de xenofobia. O lateral Miguel Navarro, do clube argentino, alegou ter sido chamado de "venezuelano morto de fome" pelo jogador são-paulino Bobadilla durante a partida.
A denúncia rapidamente se tornou o centro das atenções, especialmente após a coletiva de imprensa pós-jogo. O técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, optou por não comentar o incidente, alegando desconhecimento dos fatos. Essa postura gerou críticas, como as do apresentador André Rizek, que cobrou uma posição mais firme tanto do treinador quanto do clube. Rizek ressaltou a "cruzada contra a discriminação" no futebol brasileiro e defendeu que o São Paulo e Zubeldía deveriam ter demonstrado solidariedade a Navarro, mesmo com o caso sob investigação. Ele citou exemplos de outras situações recentes, como a postura de Luighi (Palmeiras) diante de racismo e a recusa de Carlo Ancelotti em falar sobre futebol após insultos a Vinícius Júnior.
Horas depois, o São Paulo divulgou um vídeo com a manifestação de Bobadilla. O meio-campista confirmou a troca de ofensas, reconheceu a fala e pediu desculpas públicas a Miguel Navarro, colocando-se à disposição para um pedido de desculpas pessoal. Bobadilla afirmou que não teve intenção discriminatória, mas lamentou o que foi dito no calor do momento.
Até o momento, a Conmebol não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. Enquanto o caso segue em apuração, o São Paulo, que garantiu sua classificação para a próxima fase da Libertadores, agora se prepara para o confronto contra o Bahia, pela 11ª rodada do Brasileirão Betano, no sábado (31), às 18h30 (horário de Brasília).
QUAL SUA OPINIÃO? Jornalista critica Zubeldía após postura em polêmica de xenofobia
Fonte BolaVip
28 de Maio de 2025
Avalie esta notícia:
3
7
VEJA TAMBÉM
- Impeachment no Casares? Oposição protocola pedido de destituição de Presidente do São Paulo- BOMBA ATÔMICA: Polícia Civil investiga saques e depósitos suspeitos de dirigentes do São Paulo
- Reforço surpresa? São Paulo avança por zagueiro do Ajax em meio à crise política
- AGORA VEM: São Paulo transforma Marlon Freitas em prioridade absoluta e trata negócio como teste de credibilidade
- COBIÇADO: São Paulo recebe ofertas por Erick e avalia venda em meio à crise financeira
Esses jornalistas e comentaristas são uns ****** s olha a distância que Zubeldia estava ele fazendo essa pergunta!!!! asno
Fui perder meu tempo vendo o vídeo. É nítido que o tal "jornalista" lacrador tem um ódio mortal do Zubeldia e usou esse episódio pra atacar o técnico. Cheio de rancinho. Quando Zubeldia deu a entrevista ninguém sabia exatamente oq tinha acontecido, mas o jornalista queria do Zubeldia uma posição. É só um ******* que tem raiva do Zubeldia.
Esse jornalista é um babaca e não é de hoje. Se de fato aconteceu o jogador que responda pelos seus atos. O São Paulo já se pronunciou e o jogador já assumiu seu erro. A Commenbol que tome providências disciplinares contra o jogador e a justiça pública do estado de SP também, já que o fato é crime. Portanto, seu André (jornalista de ataque), o Zubeldia nada tem haver com o ocorrido. Se bem sei ele é treinador e fala sobre futebol na entrevista coletiva. Aprenda isso seu Zé Ruela.
Esse Rizek gosta de aparecer
Zubeldia falou que no campo estava há uns 50 metros de onde estava o tumulto e não viu o que aconteceu e no vestiário não conversaram sobre o ocorrido. Dessa forma ele preferiu não dar uma opinião por "desconhecer os fatos", precisando primeiro saber o que ocorreu. Ele não se esquivou, apenas falou que precisava ter todas as informações para formar uma opinião sobre o ocorrido. Falar outra coisa é distorcer o que o Zubeldia falou na entrevista.
Xenofobia é crime e Zubeldia não é advogado, portanto não deveria tomar partido no caso.Quem errou que responda pelos seus atos.
Zubeldia é técnico de futebol. quem tem que se pronunciar é a diretoria.