Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. As três cidades pleiteiam o direito de receber a abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Todas elas, aliás, escolheram a mesma empresa de arquitetura para cuidar dos projetos: a alemã GMP. Na última quarta-feira, Ralf Amann esteve na capital paulista para falar sobre o estádio do Morumbi, mas ficou em cima do muro ao ser questionado sobre qual das arenas é a mais adequada.
- Nós somos projetistas, não políticos. Não vamos falar qual projeto é o mais adequado para a abertura da Copa do Mundo. Isso não cabe a nós – declarou Amann.
No caso do Morumbi, o arquiteto não vê tantos problemas que impeçam o local de ser o palco do jogo inaugural da Copa do Mundo. Ele usa, aliás, o estádio de Berlim, que sediou a decisão da edição de 2006, na Alemanha, como exemplo.
- O estádio de Berlim, que também fizemos o projeto, é muito parecido com o Morumbi. Também era uma arena que precisava de modernização. E nós conseguimos atender a todas as exigências – comentou o representante da GMP.
A empresa alemã tem bastante conhecimento de Copa do Mundo. Além de ter feito estádios na Alemanha, em 2006, participa também de projetos para a próxima edição, em 2010, na Ãfrica do Sul: na Cidade do Cabo, em Port Elizabeth e Durban. E até por essa experiência é que Ralf tranquiliza os organizadores paulistanos.
- Copa do Mundo não é um processo estático, é dinâmico. É um processo de várias idas e voltas, que o ponto final é em junho de 2014. Várias exigências vão surgir no meio do caminho, porque muita coisa muda durante esse período – falou Ralf.
A escolha do palco da abertura da Copa do Mundo deve acontecer em 2011. Até lá, as três candidatas vão ter de atender todas as exigências da Fifa. O prazo para iniciar as obras das arenas vence no próximo dia 1º de março.
Candidatas à abertura da Copa do Mundo de 2014 têm o mesmo projetista
Empresa alemã foi contratada pelas três cidades que sonham ser o palco do primeiro jogo do Mundial no Brasil: Belo Horizonte, Brasília e São Paulo
Fonte Globo Esporte
1 de Outubro de 2009
Avalie esta notícia:
8
4
VEJA TAMBÉM
- Impeachment no Casares? Oposição protocola pedido de destituição de Presidente do São Paulo- BOMBA ATÔMICA: Polícia Civil investiga saques e depósitos suspeitos de dirigentes do São Paulo
- Reforço surpresa? São Paulo avança por zagueiro do Ajax em meio à crise política
- AGORA VEM: São Paulo transforma Marlon Freitas em prioridade absoluta e trata negócio como teste de credibilidade
- COBIÇADO: São Paulo recebe ofertas por Erick e avalia venda em meio à crise financeira