O São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 1, no último sábado à noite, no Morumbis. O gol da vitória tricolor encerrou um problema que atrapalhava o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro: os pênaltis perdidos.
Justamente de pênalti, André Silva, no fim do segundo tempo, garantiu os três pontos do São Paulo contra o Grêmio. Antes, porém, as penalidades tinham tirado o sono do técnico Luis Zubeldía. O Tricolor desperdiçou cobranças contra Sport, com Calleri, e Fortaleza, com Ferreira.
O primeiro pênalti cobrado por André Silva, o da vitória contra o Grêmio, foi também o primeiro convertido pelo São Paulo no Brasileirão. No sábado, era o centroavante o primeiro da lista de três jogadores do Tricolor "escalados" para cobranças de penalidades.
O técnico Luis Zubeldía explicou que gosta que o centroavante de seus times seja o cobrador dos pênaltis. Contra o Sport, Calleri, justamente o camisa 9 em campo na ocasião, foi quem perdeu. Contra o Fortaleza, a regra não foi seguida: mesmo com André Silva em campo, Ferreira bateu e errou.
No jogo contra o Grêmio, o São Paulo tinha seus três principais batedores à disposição em campo quando Luciano foi derrubado dentro da área. André Silva, o primeiro da lista, foi o escolhido. Depois dele, o próprio camisa 10 (o segundo atacante) e Oscar (o meia-armador) eram as opções.
– Eu gosto que os pênaltis batam o centroavante, ou, neste caso, um meia-atacante. Ou o executor da bola parada. O especialista, nesse caso o Oscar. O atacante, ou um atacante que tem gol, o Lucas Moura. Ou o 10. Sempre gostei disso. Então, a responsabilidade era primeiro do André, depois do Oscar ou do Luciano para bater. Mas hoje o Luciano eu não considerava tanto porque o goleiro conhece ele. Então, não queria muito essa situação. Mas qualquer dos três poderia chutar – disse Zubeldía.
O São Paulo, portanto, se tiver pênalti para cobrar nas próximas rodadas, deve ter André Silva na marca da cal.
QUEM VAI BATER? Zubeldía monta lista com cobradores de pênaltis no São Paulo; veja prioridades
André Silva fez primeiro gol de penalidade para o time no Brasileirão, após erros de Calleri e Ferreira; técnico explica critérios para escolha dos principais batedores
Fonte Globo esporte
19 de Maio de 2025
Avalie esta notícia:
22
0
VEJA TAMBÉM
- Impeachment no Casares? Oposição protocola pedido de destituição de Presidente do São Paulo- BOMBA ATÔMICA: Polícia Civil investiga saques e depósitos suspeitos de dirigentes do São Paulo
- Reforço surpresa? São Paulo avança por zagueiro do Ajax em meio à crise política
- AGORA VEM: São Paulo transforma Marlon Freitas em prioridade absoluta e trata negócio como teste de credibilidade
- COBIÇADO: São Paulo recebe ofertas por Erick e avalia venda em meio à crise financeira