Times paulistas mostram dependência em relação a seus volantes

Mesmo não sendo os destaques do time, clubes paulistas mostram dependência dos volantes para criação

Fonte Justiça Desportiva
Um veste a camisa 10 tricolor, outro a 5 alviverde, enquanto o outro deixou saudades com a camisa 6 alvinegra. Hernanes, Pierre e Cristian são considerados volantes modernos, que defendem e saem para o jogo, dando visibilidade a posição em que jogam, que normalmente é o coração do time, mas passa despercebida.
Enquanto Cristian foi vendido para o futebol turco ao final do primeiro semestre, Hernanes e Pierre foram operados, sendo que o são-paulino volta ao time neste domingo, no clássico contra o Corinthians, 27 de setembro, enquanto as expectativas de retorno para o palmeirense é apenas em 2010. Pode ser que em números de pontos ganhos não tenha feito tanta diferença a ausência dos volantes no time, porém, a queda de produção foi perceptível.
Ao lado de Elias, Cristian fez a dupla de volantes mais badalada do primeiro semestre. Campeão invicto do Campeonato Paulista e campeão da Copa do Brasil, o Corinthians conseguiu o grande objetivo do ano: a conquista da vaga na Libertadores da América de 2010, ano do centenário do clube. Por necessidade financeira, como ocorre em qualquer clube, Cristian, juntamente com o lateral André Santos e o meia Douglas acabou vendido para o exterior. Desde então, o técnico alvinegro tentou algumas escalações, mas ainda não encontrou o parceiro ideal para Elias, não conseguindo emplacar o bom futebol e os resultados como os que aconteceram nos seis primeiros meses do ano.
Mesmo com queda de rendimento e uma aparente dificuldade de encontrar um substituto, Mano Menezes nega, e diz que Moradei é um substituto à altura. “Solucionamos mais rapidamente o problema do Cristian. Muita gente questiona, mas temos o Moradei com as mesmas características. Perdemos um pouco de entrosamento, confiança, porque o Cristian vivia um momento excepcional†.
Apesar da declaração, Mano tem optado pelo jovem Jucilei, que mesmo com pouca idade vem mostrando vontade e buscando seu lugar na equipe titular. Outras duas opções são velhos conhecidos corintianos que voltaram recentemente, Marcelo Mattos e Edu, no momento lesionado, que ainda estão readquirindo ritmo de jogo.
Já no Palmeiras, Pierre virou mais um xodó da torcida. Com muita raça e liderança em campo, o camisa 5 fez com que as atenções saíssem de cima apenas do goleiro Marcos, do meia Diego Souza e dos atacantes. Bem disposto, o atleta sempre ajudou tanto na defesa como no ataque. Boa fase que fez com que muitos cogitassem a convocação do volante para a Seleção Brasileira, porém, uma lesão no tornozelo fez com que Pierre passasse por cirurgia e fique afastado dos gramados até 2010.
Pierre comentou sobre a maior visibilidade que os volantes vem tendo, principalmente nos times de São Paulo. “Atualmente, os volantes saem mais para o jogo e não ficam apenas com a responsabilidade de marcar. É, sim, preciso marcar, mas também é necessário armar, passar com consciência. São os volantes modernos, que tem mais liberdade dentro de campo†.
O grupo alviverde também sentiu a ausência do camisa 5, mas mesmo assim, Pierre acredita que as chances de título são as mesmas, acreditando que no elenco há peças que de reposição do mesmo nível. “Vejo o Palmeiras com totais condições de conquistar o título. O time tem ótimas peças de reposição. Tem o Souza, que é um jogador de qualidade, o Edmilson, que é experiente, e outros que podem brigar, como o Sandro Silva, o Jumar, todos de muita qualidade†.
Em melhor situação, Hernanes voltará ao time do São Paulo neste domingo, para alegria de todos os torcedores, elenco e técnico. O técnico Ricardo Gomes, quando soube que Hernanes passaria por artroscopia no joelho, deixando-o de fora por um mês, lamentou dizendo que perderia o meio-campista mais completo. "Claro que com o Hernanes ficaremos mais fortes. Ele alterna bem o jogo curto e longo, tem capacidade de finalização e tabela. É o mais completo do meio de campo, porque é um volante que chega bem e finaliza†, declarou.
A solução para suprir a ausência do camisa 10 foi dividir a tarefa entre outros jogadores do elenco. "Tirei um pouco mais do Richarlyson, Arouca, Hugo, Marlos. Não mudei as características deles, apenas dei algumas orientações a mais. Se não tivéssemos estes outros jogadores para o meio-campo, seria mais complicado".
Após uma fase excepcional em 2008, Hernanes chegou até a amargar o banco em 2009. Após a saída de Muricy Ramalho, Hernanes não estava bem, depois de vestir a camisa da Seleção Brasileira muito se falou sobre uma possível ida para o Barcelona, que não se concretizou e deixou o jogador com a cabeça longe. Com a chegada de Ricardo Gomes, Hernanes voltou a apresentar seu melhor futebol, virando peça fundamental no esquema do treinador.
Mesmo conseguindo atingir a melhor colocação na tabela até o momento, ficando na vice-liderança, com a ausência de Hernanes, o Tricolor sentiu muito na criação, o que ficou visível na partida diante do Santo André, quando o São Paulo levou o empate e não conseguiu mais passar pela defesa do Ramalhão. Contra o Corinthians, Ricardo Gomes espera conseguir reencontrar a criatividade para quebrar um tabu de partidas em 2009 sem vencer o rival.
Avalie esta notícia: 4 4
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net