A partida entre Palmeiras e São Paulo, ocorrida na noite de segunda-feira (10), que resultou na vitória do Verdão por 1 a 0 na semifinal do Campeonato Paulista, continua gerando repercussões. O momento decisivo do jogo foi o pênalti cometido por Arboleda em Vitor Roque, que culminou no gol de Raphael Veiga. Este lance trouxe à tona uma situação polêmica recente envolvendo os dois clubes rivais.
Na terça-feira (11), a Federação Paulista de Futebol (FPF) liberou o áudio do VAR, que revelou detalhes do controverso pênalti. Após a divulgação, as redes sociais do Palmeiras aproveitaram para alfinetar o São Paulo, fazendo uma referência a um incidente ocorrido em 2022. Naquele ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu que houve um erro ao não verificar o impedimento de Calleri em uma jogada que resultou em um pênalti para o Tricolor. O Palmeiras questionou a ausência de verificação na ocasião, mas a CBF informou que a máquina do VAR havia sido reiniciada, impossibilitando a análise posterior do lance.
Na época, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, explicou: “Não é possível traçar a linha, porque este jogo fica por um período na máquina. E segundo a informação da empresa, quando a máquina vai ser usada novamente, ela precisa ser resetada.” Essa declaração gerou descontentamento entre os palmeirenses.
Sobre o lance que gerou o pênalti no clássico mais recente, as discussões foram acaloradas. O árbitro Flávio, que conduziu a partida, comentou sobre o momento, alegando que Arboleda perdeu a bola, permitindo que Vitor Roque avançasse e sendo então tocado lateralmente pelo defensor.
Com esta vitória, o Palmeiras avança para a final do Campeonato Paulista, onde enfrentará o Corinthians. Os horários das partidas decisivas serão determinados em uma reunião do conselho da FPF, agendada para a tarde desta terça-feira (11).
R O U B A L H E I R A. VERGONHA!!!