Recentemente, os torcedores se perguntaram se clubes brasileiros como Flamengo, Palmeiras e Botafogo teriam chances de disputar títulos nas principais ligas europeias, como a Premier League e La Liga. Para responder a essa questão intrigante, a ESPN visitou a sede da Opta em Londres, onde uma equipe de cientistas de dados utiliza um sistema avançado de previsões estatísticas para estimar as chances de sucesso ou rebaixamento dos times de futebol.
Jonathan Whitmore, gerente de análise de dados da Opta, explicou que o modelo leva em consideração uma ampla gama de fatores, incluindo resultados recentes das equipes, histórico de desempenhos, lesões entre os jogadores e muito mais. Para prever os resultados de uma partida, a Opta realiza cerca de 10 mil simulações, o que permite que a empresa chegue a números precisos sobre as probabilidades de vitória, empate ou derrota.
Na Premier League, por exemplo, atualmente o Liverpool é o favorito ao título, com 86,5% de probabilidade, enquanto o Arsenal possui 13,4%. O Manchester City, que começou a temporada como um forte candidato, agora tem chances mínimas de conquistar o campeonato, com menos de 0,1% de probabilidade. Em La Liga, a disputa pelo topo também está intensa, com o Real Madrid (45,9%) ligeiramente à frente do Barcelona (38,6%), enquanto a expectativa de título para o Atlético de Madrid é de apenas 15,3%.
Com o intuito de avaliar o desempenho de clubes brasileiros em campeonatos europeus, a Opta desenvolveu um serviço conhecido como “Power Ranking”, que permite a comparação dos times de diferentes ligas em um sistema de ranqueamento inspirado na fórmula de ELO, tradicionalmente usada no xadrez. Isso possibilita um panorama sobre como os clubes brasileiros se sairiam caso competissem na Premier League ou em La Liga.
Quando a ESPN simulou a classificação hipotética dos clubes brasileiros na Premier League, o Palmeiras foi o melhor classificado, ocupando a 56ª posição mundial. O Botafogo e o Flamengo vieram logo atrás, em 57º e 58º lugares, respectivamente. Apesar da atratividade, apenas o Palmeiras conseguiria se manter na elite, enquanto Botafogo, Flamengo e Corinthians enfrentariam o rebaixamento, superando apenas os clubes que estão atualmente nas últimas colocações da liga inglesa.
Na simulação para La Liga, o cenário foi mais promissor para os brasileiros. O Palmeiras ficaria em 7º lugar, seguido pelo Botafogo em 8º, Flamengo em 9º e Corinthians em 10º. Além disso, times como Internacional e São Paulo também figurariam entre os 20 melhores, com o Inter em 12º e o São Paulo em 19º lugar, que corresponderia a uma posição de rebaixamento na liga espanhola.
Por fim, ao se comparar o desempenho dos clubes brasileiros em outras ligas ao redor do mundo, o Palmeiras se destacaria, ficando em segundo lugar na Liga Saudita, apenas atrás do Al Hilal. No Campeonato Italiano, o Palmeiras ocuparia a 10ª posição, enquanto em Portugal, o futebol brasileiro dominaria fora do trio de elite formado por Sporting, Benfica e Porto. Na França, o Palmeiras atingiria o 6º lugar, com outros clubes brasileiros posicionados logo abaixo.
Que falta de assunto, hein bloguezinho de ***** Quem se interessa por essa baboseira?