Seleção da Bola de Prata 1975: os destaques do Campeonato Brasileiro

O sexto prêmio Bola de Prata foi concedido durante o Campeonato Brasileiro de 1975, que contou com 42 participantes e trouxe uma novidade: a premiação ao artilheiro da competição. Na estreia dessa nova honraria, o atacante Flávio Minuano, do Internacional, destacou-se ao marcar 16 gols, levando a taça para a equipe gaúcha.

O Internacional, sob o comando do técnico Rubens Minelli, conquistou o campeonato ao vencer o Cruzeiro, que era dirigido por Zezé Moreira, com um gol do zagueiro chileno Elías Figueroa, terminando a partida em 1 a 0. Essa vitória fez do Inter o primeiro clube do Sul do Brasil a trazer para casa o título da principal competição nacional, somando todas as edições, seja com o novo nome desde 1971 ou com as nomenclaturas anteriores, como Taça Brasil e Taça de Prata. Em 2010, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu todos os campeões dessas antigas competições.

Assim, em relação à sua história e às mudanças na organização do futebol nacional, aquela foi a vigésima edição de um torneio nacional de clubes no Brasil. O Inter contou com jogadores de destaque, como Figueroa, Paulo César Carpegiani, Falcão e Lula, e teve ainda o maior número de representantes na seleção do campeonato, com três atletas escolhidos.

É interessante notar que, embora o Guarani não tenha avançado para as semifinais, como o Santa Cruz, que foi eliminado pelo Cruzeiro, dois atletas do Guarani foram escolhidos para a seleção ideal da competição. Além disso, a Bola de Ouro, que premia o melhor jogador do torneio, foi concedida pela primeira vez a um goleiro brasileiro, o que ocorreu com Waldir Peres, do São Paulo.

A seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata de 1975 foi a seguinte: Goleiro: Waldir Peres (São Paulo); Lateral-direito: Nelinho (Cruzeiro); Zagueiros: Elías Figueroa (CHI, Internacional) e Amaral [João Justino] (Guarani); Lateral-esquerdo: Marco Antônio [Feliciano] (Fluminense); Volante: Carpegiani (Internacional); Meias: Falcão (Internacional) e Zico (Flamengo); Atacantes: Búfalo Gil (Fluminense), Palhinha (Cruzeiro) e Ziza (Guarani). A Bola de Ouro, como já mencionado, foi para Waldir Peres, e o artilheiro do torneio foi Flávio Minuano, do Internacional.

Avalie esta notícia: 9 1
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net