Zona de rebaixamento: lugar rotineiro para Flamengo, Fluminense e Botafogo
Cariocas estão entre as equipes que mais frequentaram as últimas posições na era dos pontos corridos. Paysandu tem liderança do ranking negativo
Fonte Globo Esporte
17 de Setembro de 2009
A possibilidade de rebaixamento para a Série B tem assombrado Botafogo e Fluminense. O Flamengo faz uma campanha inexpressiva, na 11ª posição do campeonato, enquanto o Vasco luta para voltar à Série A. Desde que o sistema de pontos corridos foi adotado, o retrospecto do futebol do Rio tem sido dos piores no Brasileirão. Um exame detalhado da saúde dos torcedores cariocas provavelmente revelaria níveis altos de estresse nestes últimos anos. Entre todos os times que disputaram a elite do futebol desde 2003, tricolores, botafoguenses e rubro-negros estão entre os que mais frequentaram a zona de rebaixamento. Perdem apenas para o Paysandu.
A equipe do Pará tem o recorde de frequência na zona da degola. Enquanto esteve na Série A (de 2003 a 2005), figurou entre os quatro últimos em 58 rodadas. De tanto insistir, acabou caindo para a Série B em 2005 e seguiu a ladeira para a Série C em 2006. Na vice-liderança do ranking de rebaixamento está o Flamengo. O Rubro-Negro esteve 57 vezes ameaçado de cair, mas até hoje se mantém firme na elite do futebol. Algumas dessas fugas foram obtidas apenas nas últimas rodadas.
Botafogo e Fluminense estão, respectivamente, em terceiro e quarto lugar no ranking. O Alvinegro ficou na zona de perigo em 53 rodadas, enquanto tricolores sofreram em 51 oportunidades. Interessante notar que o Vasco, único carioca fora da Série A em 2009, é o que menos vezes ficou entre os últimos colocados: 28 vezes, 19º lugar no ranking.
SPFC.net tem uma aplicação gratuita para android!
Download
VEJA TAMBÉM
- Pressão explode! São Paulo afasta fisiologista e preparador físico após onda de lesões!
- Pressão explode! São Paulo afasta fisiologista e preparador físico após onda de lesões!
- HISTÓRICO: São Paulo projeta faturamento de quase R$ 1 bi em receitas e alerta para dependência de vendas
- Santos e São Paulo em impasse: Guilherme revela jogo limpo sobre possível transferência
- Vitória x São Paulo: onde assistir ao jogo decisivo no Brasileirão