De acordo com o "Relatório Convocados", divulgado nesta terça-feira (12), o Flamengo se destacou como o clube com a situação financeira mais saudável no Brasil, mesmo sem conquistar títulos em campo em 2023. O estudo, que avaliou as finanças dos 20 clubes da Série A, utilizou o conceito de "rating" para combinar resultados a partir de índices e gerar uma nota final.
Segundo o relatório, o Flamengo foi o único clube a receber a classificação máxima, "AAA". Enquanto Athletico-PR e Red Bull Bragantino receberam "AA", e Palmeiras, Cuiabá e Grêmio foram classificados com "A", demonstrando boa situação financeira. Já clubes como Corinthians, São Paulo, Fortaleza e Goiás receberam um sinal de alerta, com notas "C".
Por outro lado, a avaliação mais baixa possível, "reprovados" com a nota "D", foi atribuída a 10 times, incluindo clubes que se tornaram Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs), como Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Vasco, além de América-MG, Bahia, Coritiba, Fluminense, Internacional e Santos, este último rebaixado em 2023.
pera lá o Flamengo ainda deve msm q seja pouco mais deve o Atlético paranaense além de n ter nenhuma dívida tem saldo dinheiro em cx foi oq disseram as contas fechada do clube e muito puxa saco dos cara do Rio né CBF
as saf ajudar a contratar jogadores e segurar jogadores bons de nome, e zera dívidas essa são as vantagens, as desvantagens e o maior medo é deixar o clube em mãos de gente que não entendem nada de futebol brasileiro, mais nos ja tivemos gestão péssima leco é um exemplo mais saiu seu tempo acabou, com saf isso não vai acontecer se der errado.
Até agora as SAFs não se mostraram ser uma solução. Mas como estes processos estão no início não dá para julgar ainda.
No entanto a SAF do Red Bull já está mais evoluída. Pelo fato de estar a mais tempo sendo implementada.