Raí comemora o título do São Paulo na Copa Libertadores de 1992 Imagem: Orlando Kissner/Estadão Conteúdo Na tarde desta segunda-feira (3), em sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o São Paulo conheceu seu adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores . Trata-se do Nacional, tradicional time do futebol uruguaio. Essa não será a primeira vez que os clubes se enfrentam em oitavas de final do torneio continental. Em seu primeiro título de Libertadores, ainda em 1992, o Tricolor também duelou com o rival uruguaio em jogos de ida e volta. A primeira partida entre os clubes aconteceu no dia 28 de abril de 1992.
Na ocasião, o São Paulo de Telê Santana foi a campo com a seguinte escalação: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Macedo, Palhinha e Elivélton. O primeiro confronto foi disputado no Estádio Centenário, em Montevidéu. O Tricolor foi superior ao Nacional-URU, criou várias chances e saiu com a vitória por 1 a 0, graças a um gol marcado pelo atacate Elivélton aos 18 minutos do primeiro tempo. No entanto, a equipe paulista ganhou um desfalque de peso para o jogo de volta.
O São Paulo vai enfrentar o Nacional, do Uruguai, nas oitavas de final da @LibertadoresBR ! #GloriaEterna #VamosSãoPaulo pic.twitter.com/qtED3iY6dd -- São Paulo FC (@SaoPauloFC) June 3, 2024
Ainda no duelo de ida entre São Paulo e Nacional-URU, o goleiro Zetti, hoje coordenador de goleiros das categorias de base são-paulinas, foi expulso de campo. Aos 30 minutos da segunda etapa, o arqueiro saiu do gol para ficar com a bola e, já caído, trombou com o atacante Wanchope, que, segundo o próprio Zetti, lhe deu um chute na barriga. O arqueiro, então, retribuiu a 'agressão'. No fim, ambos acabaram expulsos e o goleiro pegou suspensão de dois jogos. Dessa forma, Zetti foi desfalque para o São Paulo na partida de volta das oitavas da Libertadores em 1992.
O São Paulo vai enfrentar o Nacional, do Uruguai, nas oitavas de final da @LibertadoresBR!#GloriaEterna#VamosSãoPaulo pic.twitter.com/qtED3iY6dd
-- São Paulo FC (@SaoPauloFC) June 3, 2024
O time que Telê Santana mandou ao gramado foi praticamente o mesmo do compromisso de ida, com apenas duas mudanças: Alexandre no lugar de Zetti e Muller na vaga de Macedo. O 11 inicial, então, foi: Alexandre; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Muller, Palhinha e Elivélton.
O chaveamento completo rumo à final da @LibertadoresBR, em Buenos Aires.#GloriaEterna#VamosSãoPaulo pic.twitter.com/A5eHjcPEvX
-- São Paulo FC (@SaoPauloFC) June 3, 2024
Novamente, o São Paulo fez uma grande partida e voltou a vencer o Nacional, dessa vez em seus domínios, pelo placar de 2 a 0. Ronaldão e Antônio Carlos marcaram os gols são-paulinos e fecharam a classificação com um agregado de 3 a 0 para o Tricolor. Novas coincidências? Naquela edição da Libertadores, ao avançar para as quartas de final, o São Paulo encarou um time brasileiro - o que também acontecerá neste ano de 2024 caso a equipe passe pelo Nacional. O sorteio da Conmebol, que aconteceu nesta segunda-feira, deixou o São Paulo na mesma chave de Palmeiras, Botafogo e Flamengo.