Após o empate diante do Flamengo neste domingo, dia 24, o São Paulo conquistou o primeiro título de Copa do Brasil de sua história, em sua segunda final da competição. O time de Dorival Júnior havia vencido a partida de ida, no Maracanã, por 1 a 0, com gol de Calleri. Com o troféu, além de garantir R$ 70 milhões para os cofres do clube, se classifica automaticamente à fase de grupos da Libertadores e Copa do Brasil de 2024. Também fez uma renda de R$ 24 milhões.
O time tricolor entra para a seleta lista de clubes que já conquistaram a competição nacional, fundada em 1989. Contando com o São Paulo, 17 equipes já se sagraram campeãs da Copa do Brasil. O último campeão inédito, antes dos comandados de Dorival Júnior, havia sido o Athletico-PR , em 2019, quando Tiago Nunes ainda dirigia o time.
Em último desafio antes da final, São Paulo terá de superar 'carrasco' para vencer Fortaleza
São Paulo x Fortaleza: retrospecto, prováveis escalações, arbitragem, onde assistir e palpites
São Paulo x Fortaleza: onde assistir, horário e escalação das equipes
Com seis títulos, o Cruzeiro continuará sendo o maior campeão isolado. Isto porque em segundo lugar está o Grêmio , com uma conquista a menos do que os mineiros. Palmeiras e Flamengo, com quatro títulos cada, são seguidos pelo Corinthians , com três taças. Eles completam o top 5 da competição.
Em 1989, ano em que o torneio foi fundado, o Grêmio se sagrou campeão. Na ocasião, derrotou o Sport , após empate por 0 a 0 e vitória por 2 a 1 em Porto Alegre. Agora, sem o São Paulo, outras sete equipes já foram finalistas da competição, mas nunca puderam comemorar o título. São elas: Goiás (1990), Ceará (1994), Botafogo (1999), Brasiliense (2002), Figueirense (2007), Vitória (2010) e Coritiba (2011 e 2012).
O São Paulo participou de 22 das 34 edições da Copa do Brasil. A melhor campanha do time, antes do título, havia sido em 2000, quando foi vice-campeão diante do Cruzeiro, em uma partida com sabor amargo para os tricolores. Depois de empate sem gols no Morumbi, o time paulista abriu o placar no Mineirão, no início do segundo tempo, com Marcelinho Paraíba. Porém, levou a virada aos 45 minutos da etapa final, depois de a barreira abrir em cobrança de falta de Geovanni, tirando as chances de Rogério Ceni defender a bola.
Todos os campeões da Copa do Brasil+ Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!