A derrota para o São Bernardo em um Morumbi lotado deixou muito mais do que marcas profundas no time do São Paulo para a sequência do Campeonato Paulista. Encerra, também, uma sequência invicta de quase dez anos do clube tricolor contra times considerados pequenos em seu estádio pela primeira fase do Estadual.
Levando em conta apenas duelos diante de adversários que não disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o último revés são-paulino no Morumbi acontecera em 16 de março de 2014, quando levou 1 a 0 do Ituano.
LEIA TAMBÉM: Galoppo revela como conversa com Ceni mudou rumo no São Paulo: 'Queria entender isso dele'
Na ocasião, o resultado foi encarado com desconfiança pelo rival Corinthians, já que a derrota, aliada a uma combinação de resultados, acabou eliminando o time alvinegro ainda na fase de grupos daquela competição.
Declarações do então técnico corintiano Mano Menezes e do atacante Romarinho levantaram a suspeita de que o Tricolor entregara o jogo de propósito. Rapidamente o então gerente de futebol alvinegro, Edu Gaspar, apagou o incêndio criado. Foi a público e pediu desculpas ao São Paulo pelas falas.
Isso não impediria um vexame histórico do Tricolor naquela competição. Dias depois, o São Paulo não saiu de um empate em 0 a 0 com a Penapolense no tempo normal em pleno Morumbi e caiu nas quartas de final para o rival do interior nos pênaltis, por 5 a 4.
O Ituano? Surpreendeu naquele ano, eliminou Palmeiras e venceu o Santos na final para se sagrar campeão paulista na única vez em sua história.
Desde então, até o tropeço para o São Bernardo, o São Paulo acumulou 21 vitórias e dez empates contra pequenos em sua casa nesta primeira fase do Paulistão.
Evidente que outro vexame histórico do clube em sua história aconteceu no Morumbi. Em 29 de julho de 2020, o clube acabou perdendo por 3 a 2 para o Mirassol e foi eliminado do Paulistão daquele ano. Mas o confronto foi válido pelas quartas de final.
No período de invencibilidade plena nesta fase inicial do Estadual ante os pequenos, o São Paulo acumulou cinco derrotas para os rivais da elite nacional. Caiu para As derrotas diante de clubes da Série A foram para Corinthians (2015 e 2023), Santos (2018), Bragantino (2020) e Palmeiras (2022).
Tropeço, encerra, série, invicta

Passamos a ressuscitar qualquer defunto! Milagroso só prara os adversários. Viremos motivos de chacotas nas Ruas! A Diretoria parece q esta c/ Objetivo de afundar o Sp!?? Não fazem nada. Deixa o Ceni mandar e desmandar prejudicando consideravelmente nosso Clube. Agora somos um bando de Palhaços p/ Eles! Estou muito preocupado pelo o Futuro do nosso Clube!??
parabéns RC alcançou outra meta negativa vc é muito mesmo batam palmas torcida a próxima meta dele é levar o time pra série b