Ex-São Paulo, Tchê Tchê revela depressão antes de chegar ao Botafogo: "Tirou toda vontade de viver meu sonho"

Jogador conta como encarou o período em que sofreu o transtorno, quando atuava pelo São Paulo

Fonte Globoesporte.com
Tchê Tchê, do Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR
Um dos jogadores mais regulares do Botafogo desde que Luís Castro assumiu o comando técnico, Tchê Tchê revelou ter sofrido depressão. À época, em 2019, pelo São Paulo, o jogador sentiu dores no estômago e ligou o alerta: as coisas não andavam bem.

LEIA TAMBÉM: Luciano provoca jogador do Atlético-GO após classificação no Morumbi: 'Respeita'
- Começou com uma dor de estômago. Fiz uma endoscopia e os médicos viram que estava tudo vermelho, bem mal. Uma gastrite nervosa, nervosíssima. Na sequência foi chegando uma tristeza esquisita, meio fora de hora e de lugar. Eu me sentia pra baixo, mas, como não tinha motivo nenhum praquilo, deixava pra lá achando que logo ia melhorar. Não melhorou. A tristeza me engoliu - desabafou Tchê Tchê em texto publicado no portal The Players Tribune, especializado em relatos de atletas, em primeira pessoa.
- Eu levantava de manhã pra ir treinar, mas não tinha vontade. Nem de treinar, nem de jogar, tá ligado? Fui ficando sem ânimo pra fazer as coisas, não queria sair de casa. O sofá e o colchão da cama me sugavam como se fossem areia movediça. Eu só afundava e chorava. Chorava o tempo todo - continuou o jogador.
Tchê Tchê relata que não contou a ninguém do clube o que estava sentindo. Para ele, era difícil explicar que não sentia vontade de fazer o que mais amava, jogar futebol. Entrar em campo a cada três dias em frente a uma multidão o assustava, pois sentia que era julgado.
- E não é que eu estivesse passando a noite na farra, bebendo e tal. Não era isso. Eu estava deprimido. E me sentia culpado por estar.
Hoje, o jogador reconhece que sua passagem Dynamo Kiev pode ter tido grande influência sobre seu estado psicológico. Na Ucrânia, o frio, uma lesão que tirou oportunidades do volante e a falta de convivência com familiares e amigos pesaram muito.
- Depois de cinco meses só saindo de casa pra treinar e jogar, um dia fui ao cinema com a minha esposa. Foi difícil e estranho estar no meio das pessoas. Eu achava que me olhavam, sabiam que eu sofria de depressão e pensavam “mas que frescura”. Tem muita gente que acha que depressão é frescura. Não é. A galera olha pra gente, jogador profissional, e só enxerga o carro, a casa, o salário, as taças.
Depois de passar pelo Atlético-MG, Tchê Tchê chegou ao Botafogo no início do ano, na primeira janela de transferências.
- Agora no Botafogo, sou de novo a melhor versão de mim - declarou, antes de contunuar:
- Sei disso porque cheguei com sede de aprender, de me tornar um jogador mais completo, de continuar sendo o cara que carrega o piano pros companheiros tocarem. O guerreirinho de sempre, que, se precisar, vai correr pelos outros.
Tchê Tchê buscou ajuda profissional apenas depois de ter superado a pior parte da depressão. Se você se identificou com os relatos do jogador ou conhece alguém que esteja vivendo o mesmo, ligue para o Centro de Valorização da Vida. O número é 188.

O serviço realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
São Paulo, Tchê Tchê, Depressão, Botafogo, SPFC
Avalie esta notícia: 7 6
VEJA TAMBÉM
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?
- SPFC AFUNDANDO: Após temporal, vazamentos no Morumbi viram novo símbolo da crise
- SEM CHANCES: São Paulo nega interesse em Brenner e descarta retorno ao Morumbi



Comentários

rodrigo dias
0 0
11/09/2022 19:44:03

500 mil e com depressao rs

eduardo batagin
2 9
10/09/2022 09:29:06

Depressao é para maioria dos trabalhadores no Brasil que trabalha feito louco pra sustentar a fsmilia e o pouco que ganha nao é possivel ter uma vida digna com a família....depressao com o salario que os jogadores gangam? Vai a ***** com essa conversa Tche Tche

sid_soberano
ouro
4 5
10/09/2022 05:29:10

Conversa pra boi dormir!
Jogador nenhum pode esconder o que sente!
Pelo modo como descreveu sua trajetória no São Paulo,não foi o clube que fez jogar mau,pois antes de voltar para o Brasil,após ser vendido pelo rival palmeiras,na Ucrânia já não estava bem,pelo que disse nesta mesma matéria…
Ele mesmo não percebeu que já estava com depressão desde que voltou pro Brasil,para jogar no São Paulo,só que joga a culpa nos torcedores do São Paulo,como se ele fosse um coitado nesta história..
Certamente,que se ele pedisse ajuda,naquela época,daria a volta por cima no próprio São Paulo!
Jogador mau caráter!
Escondeu o que estava sentindo e agora quer culpar o clube e os torcedores,que ficou doente,sendo que ele nem percebeu que já estava com isso…

fabio resende
8 1
10/09/2022 04:36:06

É, tem momentos nossos que as coisas não vao, por + que vc reluta+ não tem jeito. Tudo tem um porquê nessa vida, nosso clube tem um ambiente que desconhecemos, tem a seriedade de uma grande instituição,+ precisa ver, se tem a energia do acolhimento, se aceita a pessoa como ela ê, ou é o mundo dos almofadinhas, isto é, prezar por aparências. O papo é meio complexo,+ a energia, entre nós, seres humanos, é tudo. Bora meu São Paulo,

doutortricológica
bronze
15 2
09/09/2022 21:09:21

eterno e querido perninha, deixou saudades

goissilva
prata
16 18
09/09/2022 20:22:41

No dia de receber a fortuna de salário ele tinha ânimo e nunca deixou de sacar a grana

goissilva
prata
9 29
09/09/2022 20:21:22

Jogadorzinho amaldiçoado, ************* BR> Mimizento!! Perninha marcaradinho!!!!
Por causa da frescura desse cidadão entregaram o campeonato mais ganho da história, maior pipocada do século!!!

sandro mendes
18 0
09/09/2022 19:53:32

Todos estamos sujeitos a ter problemas. Ser jogador de futebol tem o glamour, o ganho financeiro,a exposição,mas também tem tem muita pressão,pois é um esporte de alto rendimento. Torço para que se recupere,e fique bem.

roberto josé albanez gregui
9 15
09/09/2022 19:38:26

Esse site é uma ***** coloca reportagem de jogador que não está no São Paulo, tenho minhas dúvidas sobre o que ele fala, tá querendo se passar de vítima. Não esqueci a entrevista no podcast que detonou o São Paulo e o Atlético era vida. Milongueiro.

foot ballbr
20 1
09/09/2022 19:34:05

Depressão é osso o cara cheio da grana muitos amigos pega quem quiser, ou sou inverso disso só Deus mesmo pra nos pra alegria de viver e mais nada, força tchê tchê.

rabugento
9 6
09/09/2022 19:24:55

Noticia tendenciosa fazendo relembrar o episódio com o Diniz, mas quando lê a matéria, nada a haver. O que esse site tem haver com isso?

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias