Com zaga completa, São Paulo reforça adaptação ao 4-4-2

Fonte Gazeta Esportiva
As intenções de Ricardo Gomes em fazer o meio-campo jogar de maneira "vertical" passa pela adequação da equipe, acostumada ao 3-5-2 de Muricy Ramalho, para o 4-4-2. E a boa notícia é que o novo treinador terá força máxima na retaguarda. Assim, o ex-zagueiro pode enfim começar a fazer seus defensores mudarem seu estilo.
Contra o Coritiba, domingo no Couto Pereira pelo Campeonato Brasileiro, o técnico contará pela primeira vez com André Dias, que cumpriu suspensão contra o Náutico por ter levado o terceiro cartão amarelo, e Miranda, campeão da Copa das Confederações com a seleção brasileira e que volta a treinar no clube nesta terça-feira.
Na semana passada, o comandante só treinou com Renato Silva e Jean Rolt no setor - o último até fez um dos gols na vitória por 2 a 0 no sábado -, mas André Dias já soube das pretensões do substituto de Muricy Ramalho. Ricardo Gomes não esconde sua predileção pelo camisa 3 e por Miranda, deixando clara a tendência de os dois formarem a dupla no Paraná.
Mesmo assim, o ex-zagueiro tem passado suas convicções para todos os seus defensores, incluindo Rodrigo, que dificilmente seguirá no clube - ainda readquire condições físicas e o empréstimo do Dínamo de Kiev está perto de ser encerrado. Sempre convocado para a seleção brasileira quando ainda jogava, Ricardo quer transmitir sua experiência e, ao mesmo tempo, mostrar o que deve ser feito no 4-4-2.
Nos três anos e meio em que esteve no Morumbi, Muricy até tentou abdicar dos três zagueiros, mas nunca teve confiança suficiente e, em partidas decisivas, não hesitava em escalar um trio à frente do gol. Seu substituto, porém, está convencido de que a força do elenco está no meio-campo, por isso prefere escolher um quarteto, que tenha sempre como objetivo municiar os atacantes.
Em sua estreia, foi com ordens para os meio-campistas que o treinador tirou a apatia do primeiro tempo. "No intervalo, ele pediu para juntar mais as duas linhas, e foi o que fizemos no segundo tempo. Com as três linhas juntas, bem compactas, vai funcionar", previu Richarlyson ao deixar o estádio no fim de semana.
Tempo para adequar é o tom dos discursos no Tricolor. "Um treinador novo necessita de certo período de adaptação para transmitir o que deseja e como quer que o time jogue, porque o grupo já vinha jogando de uma maneira há alguns anos. Esta semana livre o ajuda a implantar sua filosofia e colocar em prática o que pensa", avaliou Eduardo Costa.
Em menos de uma semana, Ricardo parece ter convencido seus atletas de que é possível jogar no 4-4-2. "Não muda muito. Quando se joga com dois zagueiros, a tendência é que os laterais defendam mais do que apoiam", comentou o goleiro Denis. "Pelos jogadores que o São Paulo tem, é obrigado a jogar bem em qualquer esquema tático", concluiu Eduardo Costa.
Avalie esta notícia: 4 6
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net