A vitória do São Paulo sobre o Ceará por 1 a 0, em jogo realizado ontem no Morumbi e válido pelas quartas de final da Sul-Americana, contou com uma polêmica envolvendo uma penalidade marcada para a equipe paulista.
Por volta dos 31 minutos do 2° tempo, quando o duelo já havia saído do zero no placar, Wellington cruzou para a área e o lateral Victor Luís, do time visitante, subiu para afastar o perigo.
LEIA TAMBÉM: Fernando Diniz pede a contratação de jogador do São Paulo
Ao cabecear a bola já dentro de sua área, o jogador do Ceará atingiu Calleri com o cotovelo — o atacante do São Paulo ficou com o rosto sangrando ao cair no gramado. Inicialmente, o árbitro chileno Piero Maza não considerou o choque como infração e optou por deixar o jogo seguir.
O VAR, no entanto, entrou em ação, e o colombiano Jhon Perdomo chamou o companheiro de profissão para analisar o lance da cabine. Ao rever a jogada, o juiz de campo mudou de ideia e marcou o pênalti para o São Paulo, aplicando cartão amarelo para Victor Luís.
O próprio Calleri pegou a bola, partiu para a cobrança e acabou parando no goleiro João Ricardo, que espalmou e evitou o 2 a 0. Afinal, a infração foi bem marcada? O UOL Esporte conferiu a opinião de ex-árbitros em relação ao assunto.
Para Alfredo Loebeling, o árbitro agiu de maneira correta no lance. "É um movimento que não é natural do braço. Ele acerta [o rosto]. Não importa se acertou com tudo ou de raspão, mas acertou. Para mim, pênalti e cartão amarelo", iniciou ele, que ratificou a punição dada por Maza ao atleta do Ceará.
"Não é cartão vermelho. Não vejo como agressão, até porque o Victor Luís não está olhando para o Calleri. Mas ele usa o braço, sim", concluiu.
Renata Ruel, por outro lado, não concordou com a marcação do árbitro. "O jogador do Ceará cabeceia a bola, o movimento dele é natural para o lance, ele nem vê o Calleri e a arbitragem marca pênalti", iniciou ela no Twitter, antes de criticar as recentes atuações dos responsáveis pelo apito na América do Sul.
"Não é só a arbitragem e VAR da CBF, é da Conmebol também. Não jogam futebol, não entendem de futebol. Estão acabando com o futebol. Desanima, de verdade", concluiu a comentarista dos canais Disney.
Quem também não marcaria o pênalti é José Aparecido de Oliveira. "O árbitro se equivocou. Me parece que houve um encontrão e, se realmente houve uma infração, me parece uma carga do Calleri e não do defensor [Victor Luis]. Portanto, a penalidade não existiu", afirmou.
"Devemos observar que o defensor faz o movimento para cabecear antes da chegada do Calleri. Houve interpretação errada", acrescentou o ex-árbitro.
— ? (@gifsgolsbr2022) August 3, 2022
Calleri, sofreu, pênalti, ex-juízes, divergem
Caleri deve treinar mais cobranças de pênalti.
Mano como isso não foi pênalti???? A bola nem passa perto e o cara deixa o braço pra acertar o Calleri, por sinal, era pra vermelho o lance na minha opinião.
Galera bota uma coisa na cabeça de vocês, É SÃO PAULO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS. Se fosse pra qualquer outro time o juiz aponta pra marca do cal mas se for o sao paulo nunca será.
Engraçado é que um lance igual se for no meio do campo o juiz marca falta e da amarelo. Porque dentro da area nao é nada??? Esses comentaristas de arbitragem sao tudo maria vai com as outras.
Até parece que os irmãos Oliveira vão ficar a favor do São Paulo, certo ou não. Fosse outro time paulista, concordariam e ainda dariam vermelho.
Sim, sofreu. Precisamos acabar a mania de jogadores disputarem bolas altas elevando o cotocelos no rosto ou cabeça, do adversario. Em anos idos tal pratica não acontecia.
José Aparecido é aquele que foi expulso da arbitragem.e os jogos que ele apitou do Corinthians. Teve que ser jogado novamente o primeiro jogo o São Paulo ganhou de 5 a 1 o segundo empatou agora vem vem ser comentarista pode parar só trouxa prá aceitar
o profissão boa o de comentarista né, só falam ***** e ganha maior grana e visibilidade. Penalti e falta não precisa ter intenção de fazer, podendo ser intencional ou não, ai vem uma dita cuja e fala " ele nem olhava para o Calleri", pora é um encontra agora, é dança ? Tem que olhar para a pessoa ? Vai se ***** essa mídia babaca e esses tantos comentarista ruins. Por isso, faço o seguinte, coloco o jogo na TV e desligo o volume e a narração é do SPFC TV ou do energia 97.
Pênalti claro e ponto final. Comentarista da tv Conmebol teve a cara de pau de dizer que o Calleri bateu a cara no cotobelo do cara. **** Na melhor nas hipóteses o defensor foi imprudente. Falta existe independente de ter intenção ou não.
O comentarista da comenbol é um safado secador da porra toda hora falando *****
Tem que ter fratura exposta e concussão pra ser pênalti pra eles, *** d
Vai dar o CÚ Leandro Faria, Gayvota enrystida, some daqui!!!
Na minha opinião foi pênalti e deveria ter expulsado o cara , aquilo foi uma agressão!
Olha quem fala que nao foi, dois ruim de serviso, esse jose é um aparecido mesmo, queria ver se fosse na cara deles
Não só pênalti como foi uma agressão,
Nao foi penalt mesmo ...contra o avai q calleri tambem perdeu tambem nao foi penalt ...mas o problema nao è do spfc q paga o salario desse ***** ele precisa converter o penalt ...quantos erros ja cometersm contra nós.
Nao foi penalt mesmo ...contra o avai q calleri tambem perdeu tambem nao foi penalt ...mas o problema nao è do spfc q paga o salario desse ***** ele precisa converter o penalt ...quantos erros ja cometersm contra nós.
Essas opiniões divergentes sempre acontecerão. Os comentaristas de arbitragens acham que entendem tudo de regras e futebol, más a recomendações principal e olhar a camisa do beneficiário ou a do penalizado.
Sinceramente rapaziada, se alguém marca um pênalti desses feito pelo Miranda ou Diego Costa a torcida estaria cuspindo abelhas, apesar de ter tido o contato, acho que não foi pênalti.
Os juízes brasileiros são os melhores do mundo e o var então nem se fala, são a elite da FIFA, entendem e dominam o futebol melhor do que os juízes de qualquer outro lugar do mundo. Essa central do apito deveria ser banida. Saudades do Arnaldo Cesar e o José Roberto Wright
Se fosse os queridinhos da midia, gambás ou fla***** eles eram unânimes em afirmar que foi penalti.
Para esses comentaristas gambás só é pênalti para o SP quando o jagsdor sai de campo sem condições de jogo.. Como só teve sangramento e inchaço, nao foi nada..