Não acredito que a discriminação nos estádios se supere com punições

Fonte Uol
Num momento em que tanta gente tem se manifestado a favor de punições mais duras com relação aos cânticos LGBTfóbicos nos estádios, talvez cause surpresa a minha posição de desconfiar desse tipo de medida. Não que eu não ache que seja preciso enfrentar a discriminação que vem dos estádios, só não acredito que essa é a melhor maneira, ou mesmo que essa maneira resolva alguma coisa, aliás.
O preconceito nos estádios é sintoma de algo maior, de algo anterior, que é o preconceito que molda as nossas subjetividades desde que nos entendemos por gente. Na infância, o menino é ensinado a não querer ser "viadinho" em hipótese nenhuma e a chamar o amigo de "viadinho" quando este não se comporta conforme os ditames da masculinidade hegemônica. Às vezes, vai chamar o amigo de "viado" só de zoeira, mesmo que este não tenha feito nada de mais. E, mesmo que nenhum deles ache que está sofrendo preconceito, o que é comum que aconteça ("é só uma brincadeira!", podem dizer ambos), é importante termos em mente que a cada vez que a palavra "viado" é utilizada como xingamento se reforça a ideia de que ser viado é terrível... e aí vocês já podem imaginar o tanto de obstáculos que alguém terá pela frente ao se descobrir e ao se assumir LGBTQIA+.

LEIA TAMBÉM: Casares admite acordo com Tigres restam detalhes de concluir contratação de Soteldo

Acredito profundamente que, se fomos capazes de aprender práticas discriminatórias (e fomos, porque elas não vêm nos nossos genes), somos também capazes de desaprendê-las. Esse desaprendizado e reaprendizado, no entanto, não é algo simples. Como costuma dizer a Amanda Palha, uma das travestis mais brilhantes que conheci, a gente gosta de falar em desconstrução, mas acha que desconstrução é brincar de lego, quando a metáfora mais apropriada talvez fosse modificar um edifício. Imagina o trabalho que dará e o cuidado com que deve ser feita qualquer tentativa de mudança estrutural. Desconstrução não é uma pecinha que a gente tira e coloca em outro lugar.
Sempre me lembro de um dia em que quase fui atropelada na rua e, na hora de xingar o motorista, soltei logo um "seu cuzão filho da puta". Vejam bem, eu sou travesti e já exerci o trabalho sexual, sou uma militante putafeminista inclusive, mas nada disso impediu que, num momento de descontrole, eu soltasse um xingamento que remetesse ao tamanho do ânus do cidadão e que sugerisse que a mãe dele é puta. Por mais que tenhamos anos de estrada na militância, anos de desconstrução, aqui e ali vão acabar vindo à tona reflexos desse adestramento discriminatório que recebemos desde o berço.
Sem contar que, se o objetivo é xingar, ofender, fazer com que a pessoa se doa, então é preciso utilizar expressões que a desestabilizem. Chamar de bobo, feio, trapalhão não funciona. Uma situação engraçada que me ocorreu foi quando, quinze anos atrás, bem antes de existir como travesti, tive um conflito com uma portuguesa e ela me chamou de "gaudério". Dava para ver que era um xingamento, mas como eu não fazia ideia do que aquilo significava, eu achei graça e ri, deixando ela ainda mais possessa.
Xingamentos têm que existir? É possível acabar com eles? Existe xingamento que não se baseie, em alguma instância, em discursos discriminatórios? São discussões que precisam ser feitas. Estamos querendo proibir manifestações racistas e LGBTfóbicas nos estádios, mas o machismo segue perfeitamente aceitável. Ou será que vão instituir punições para cada vez que "filho da puta" e afins forem gritados nos estádios?
De qualquer forma, não acredito que a superação desse tipo de situação ocorra com proibições e multas. Proibir pode evitar que o preconceito se manifeste por um tempo, mas ele fica lá represado só à espera de um contexto em que possa voltar à tona. Como o que estamos vendo com essa onda de extremistas de direita ganhando voz no Brasil e no mundo.
Proibir seu filho de chamar o amiguinho de viado, ou colocá-lo de castigo, nada disso vai fazer com que ele mude sua forma de pensar. Nunca mudou a minha, pelo menos. Castigos e proibições só nos obrigam a inventar maneiras mais sutis de continuar reproduzindo as mesmas práticas, e essa sutileza pode deixar a coisa ainda mais difícil de ser combatida. O que você faria para tentar mudar a cabeça do seu filho? O que você gostaria que fizessem para mudar o seu comportamento, se esse filho fosse você?
discriminação, estádios, supere, punições
Avalie esta notícia: 1 5
VEJA TAMBÉM
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8
- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026
- Melhores momentos da vitória do Tricolor! Confira os gols e os lances da goleada do São Paulo!
- Vitória do São Paulo!!! Tricolor atropela o Internacional e mantém viva as chances de ir para a Liberta



Comentários

helio di paula sarti
0 0
11/07/2022 18:34:16

E a história do Ronaldo, com traveco,e o beijo do sheik e o casamento entre duas pepas hein

antoniotricolor1930
3 0
10/07/2022 16:38:24

UOL publica mais matéria assim do que matéria esportiva

matheus freitas
8 1
10/07/2022 14:58:20

Esse pessoal q se ofende com "viadinho" nunca jogou um cs na vida k, vão arrumar oq fazer e deixar de serem frescos ***

doriedson maciel
5 1
10/07/2022 14:11:46

Isso tudo é culpa desses esquerdistas filhos da puta, que ****** ram essa juventude

doriedson maciel
7 1
10/07/2022 14:10:13

Eita falta de assunto da porra!! Isso aqui é um app de futebol ou de lacração?? Vão tnc!! Desde quando chamar alguém de "***** xingar?? E geração de ***

edson castro
9 2
10/07/2022 13:28:25

Vão dando corda a esse movimento político, espero que o clube não caia nessa armadilha de agradar esses movimentos, estão impondo isso aos clubes. Deus nos salve.

claudio fernando
3 4
10/07/2022 13:22:10

Mano cada um vive sua vida e pronto, tem muita gente que fuma, bebe , usa droga , trai e fala mal do homossexual

jheymison borges
6 3
10/07/2022 12:18:40

Vejo q as pessoas obroga a pessa aceita uma coisa dessa Deus nao aceitou destruii uma cidade ineira por existia coisas tipo assim cada um tem o respeito mas q nao e de aceito de Deus isso eu sei

jorge saraiva
3 0
10/07/2022 11:23:53

E o Danilo, foi punido???

cezar marcos
8 0
10/07/2022 10:57:28

Acho que cada um faz oque quer de suas visa ,mas o respeito tem que ser dos dois lados

doutortricológica
bronze
3 0
10/07/2022 09:32:13

E o Danilo, foi punido? Ah, tá.

michel lizzo
5 2
10/07/2022 09:04:17

Satanás rindo a toa

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net