Foto: Lance!
A derrota da noite desta segunda-feira foi a terceira do São Paulo em quatro jogos contra o Palmeiras na temporada. O único triunfo tricolor sobre o rival aconteceu na ida da final do Paulistão (3 a 1), resultado que acabou sendo ofuscado pela goleada sofrida na segunda partida da decisão, que deu o título ao Alviverde.
E alguns fatores do revés desta segunda podem ficar de lição para a equipe de Rogério Ceni, que reencontrará o rival já nesta quinta-feira, novamente no Morumbi, às 20h, mas por outra competição: a Copa do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Marco Aurélio Cunha alfineta Ceni por colocar Miranda no Choque-Rei: "Jogo quente e zagueiro frio"
Mesmo com vantagem durante quase todo o clássico, devido ao gol de Patrick na primeira tempo, mais uma vez o segundo tempo se tornou inimigo do São Paulo na temporada.
Os dois gols que garantiram a vitória do Palmeiras saíram nos acréscimos da partida. Gómez marcou de cabeça e, na sequência, Murilo virou para o rival aos 50 minutos de jogo. Diante disso, alguns pontos passam a exigir mais atenção. Confira:
São Paulo não conseguiu matar o jogo quando teve chance
Foi notável a dificuldade do Tricolor paulista para ampliar o resultado e garantir uma vantagem maior e mais segura. Enquanto ainda estava 1 a 0, o time teve várias chances de marcar mais gols e as desperdiçou.
Em uma delas, a mais clara, Igor Vinícius ficou com a bola sozinho dentro da área, mas bateu mal e chutou para fora. Na segunda etapa, o time diminuiu o volume ofensivo, mas ainda assim criou oportunidades sem êxito.
A má pontaria é um problema frequente da equipe neste Campeonato Brasileiro. Após 13 rodadas, a média de acerto em finalizações de apenas 36,53%.
Queda no segundo tempo
O "fantasma" do segundo tempo acompanha o time há alguns jogos nesta temporada.
Este padrão foi observado em partidas recentes - onde o São Paulo estava na frente e com vantagem no placar, mas cedeu chances para o adversário na segunda etapa dos confrontos.
Time cedeu muitas chances ao Palmeiras
Se por um lado, o primeiro tempo foi bom, e de certa forma, equilibrado, o segundo se mostrou completamente diferente.
Durante quase toda a etapa final, o São Paulo viu o Palmeiras jogar e se preocupou apenas no setor defensivo. Com isso, o rival teve espaço para criar suas jogadas e mais chances ainda, ultrapassando o Tricolor paulista no número de finalizações.
Ainda de acordo com o FootStats, no segundo tempo, a equipe de Abel finalizou 12 vezes. A de Ceni, apenas duas.
O São Paulo deu a chance de virada para o adversário. Algo parecido aconteceu justamente na final do Campeonato Paulista, quando o Tricolor perdeu por 4 a 0 e desperdiçou a chance de erguer a taça.
Na ocasião, o rival aproveitou os espaços deixados pelo São Paulo para criar as chances perigosas que garantiram seu triunfo. Caso queira vencer o Palmeiras na próxima oportunidade, é preciso que o elenco de Ceni entenda que não pode conceder tantas chances para o time Alviverde - que conta com o maior ataque do Brasileirão.
Dificuldades para definir contra-ataques
A dinâmica do segundo tempo foi pautada em um São Paulo se defendendo de um Palmeiras pressionando. Porém, em alguns momentos, o Tricolor teve a oportunidade de encaixar contra-ataques, que não foram efetivos.
Isso não é um problema de resolução imediata. Falta um jogador de velocidade no elenco, situação constantemente apontada por Rogério Ceni. Sem Marquinhos, que atua agora pelo Arsenal, e sem Caio, lesionado, não há grandes opções no elenco para o cumprimento desta função.
Isso fica evidente nos contra-ataques. O time não consegue desenvolver velocidade suficiente para atacar as costas da defesa palmeirense.
Para vencer na quinta-feira (23), é interessante que Ceni encontre uma solução dentro das suas opções disponíveis para ganhar esses contra-ataques. Mesmo com o grande número de desfalques por lesões.
Rigoni pode ser uma peça para este desafio. Nesta segunda-feira (20) entrou no segundo tempo, com a intenção de cumprir esta premissa. Porém, os poucos minutos dados não foram suficientes.
O Choque-Rei desta quinta-feira (23), pela Copa do Brasil, acontecerá no estádio do Morumbi, às 20h. Tendo em vista a sequência que virá como visitante e o mau retrospecto nessas condições - não vence há seis jogos fora de casa -, é ideal se garanta com o fator torcida, com foco em chegar ao Allianz Parque em julho com vantagem.
Má, pontaria, falhas, defensivas, São Paulo
Técnico de segunda divisão , o time virou freguês das pepas.
Ceni precisa explicar quais são os métodos que ele utiliza para fazer as substituições, só isso!
Tao falando do miranda e o plabo maia olhando pra bola e escorrega ainda
O campeonato do são paulo não é com palmeiras,atletico,flamengo então quem se iludiu com vitöria ontem esta fora da realidade, reconhecer que o time das pepas é muito superior ao nosso nâo é demérito algum.
Não treina tine podre bando de vagabundos ordinários. Vão tona no cu
Na época do tele, errou passe de mais, chutando mal para o gol, errando fundamentos no outro dia tinha treino pra isso, pra corrigir esse erros absudos, é na base que c aprende mas c não estão fazendo direito tem qie treinar novamente
Pra mim tecnico pra comandar o SP hoje é Wanderley Luxemburgo, baita estratégista junta a fome com a vontade de comer sao paulo volta a conquistar titulos jogador nao rende ele ja tira logo .
TEM QUE TREINAR CHUTES A GOL, PRINCIPALMENTE O NESTOR QUE TEM UM CHUTE FRACO E TORTO!
lamentável perder tantas chances de ganhar jogos
sem chance , com esse time fraco não vamos ganhar nada
nada vai mudar vomos passar por mais uma vergonha
O que estão fazendo com tricolaco do Morumbi quinta feira no mínimo tem qye ganha de uns 2,3 para acreditar que vai passar para as quartas de final
Jogadores sem vergonha na cara !!
Time sem vergonha
Enquanto insistir nesse RC e nesse lixo desse morto gomes vai ser sempre essa patifaria,fora q qdo o time tá bem esse pardal mexe no time e qdo o time tá morto em campo ele nunca mexe, técnico fraco
O que o palinha falou tem que ter vergonha na cara estes caras não tem
Time mal treinado destreinado pra perder. Elenco sem expectativas com um TREINEIRO com menos ainda.
Porque o são paulo nao joga no segundo tempo porque Rogério Ceni acostumou os jogadores jogar só um tempo de 45 minutos ai ele troca o time todo faz uma bagunça e desmotiva os jogadores ele não deixa os caras jogarem,luciano Miranda,Patrik, Rigoni e os demais querem jogar ele não deixa ele é péssimo no comando do time,o melhor pro sao paulo se quizer ganhar alguma coisa é trazer o crespo de volta ainda que caia pra serie B o crespo levanta esse time porque o que estou vendo e o são paulo andando a Paços largos pra serie B.
Uma palavra resume o jogo de ontem: C O V A R D I A! Abdicar de jogar o segundo tempo inteiro e ainda colocar mais um zagueiro (frio) aos 90 min, tendo 3 zagueiros em campo já, e o time acovardado tomando pressão, é o cúmulo da burrice e covardia.
Fora ceni
O presidente e fraco! O time cheio de jogador pereba e ele ainda quer trazer mais. Vitinho do urubu, Marcos Guilherme tudo jogador meia boca. Deveria trazer Soteldo para meter bola no Calleri
Pois é...
O SP parece aqueles velhos carrancudos que não dá o braço a torcer e não quer aprender com os erros.
Já são 4 empates (que deveriam ser vitórias), 2 derrotas e 1 vitória com o time caindo vertinosamente no segundo tempo.
É só físico, falta de opção pra substituir? Ou é covardia, frouxidão, substituições erradas?
Fato que precisa corrigir isso pra ontem!!! O time já caiu pra 9º no Brasileiro e tem 2 mata-mata nas próximas semanas.
O presidente e fraco! O time cheio de jogador pereba e ele ainda quer trazer mais. Vitinho do urubu, Marcos Guilherme tudo jogador meia boca. Deveria trazer Soteldo para meter bola no Calleri
Um ex jogador que era líder, hoje é treinador e dá a faixa de capitão para um mlk da base e ruim, não dá para entender o que você quer Rogério acada jogo o time piora mais paciente tem limite vira dirigente que é melhor
Lições... desde o jogo lá nos gambas que tem sido erro atras de erro e não aprendem.... Ou não querem, time apático em boa parte do jogo, sem gana, sem motivação, esses p... devem tar com salário atrasado, só pode, para cair tanto.... SP precisa virar uma SAF e tirar esta corja de la
Só o Casares que não enxerga e não toma atitude. Presidente omisso e covarde
Daniel Bouzas,você definiu bem a real situação do nosso tricolor. Só o Casares que enxerga. Rogério Ceni não dá mais certo. Chega!
Time velho, treinador debio mental
Que lições? Isso é fracasso mesmo. Temos um treinador incapaz de fazer o time jogar bem. Raramente vemos uma boa partida da equipe. Será que precisa desenhar?