Cruzeiro e São Paulo lutam para aumentar coleção de títulos da Taça Libertadores

Com cinco conquistas em campo e estilos diferentes, times abrem a batalha por um lugar na semifinal da competição, nesta quarta-feira, no Mineirão

Fonte Globo Esporte
Um joga bonito, enquanto o outro é competitivo. Características diferentes de dois gigantes brasileiros na Taça Libertadores. É assim que Cruzeiro, bicampeão continental, e São Paulo, dono de três títulos, iniciam a disputa por um lugar na semifinal da competição, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão. Com desfalques, mas cheios de vontade, os times de Adilson Batista e Muricy Ramalho protagonizam o duelo mais equilibrado da fase de quartas de final. Só um vai seguir. Para os celestes, a meta é abrir vantagem em Belo Horizonte e não sofrer gols. Os tricolores tentam surpreender no campo do rival, conquistar um bom resultado e decidir na volta, em 17 de junho, no Morumbi.
O maior objetivo da temporada está em jogo para ambos. Alguns tabus também. O Cruzeiro não vence o São Paulo há cinco anos, mas também não perde no Mineirão há mais de oito meses. Os paulistas levaram a pior nos mata-matas com brasileiros nas últimas três edições do torneio (Internacional, Grêmio e Fluminense). Para resumir, é jogão. Daqui sairá o adversário de Grêmio ou Caracas, da Venezuela, na próxima fase.
Onde há mistério, lá está Adilson Batista. Pode procurar. O técnico do Cruzeiro fez apenas um treino tático antes de pegar o São Paulo, o time está escalado, mas é segredo. Nessa terça-feira, foram, no mínimo, cinquenta minutos de treino secreto na Toca da Raposa II. Sem a presença de torcedores e jornalistas, ele testou Thiago Heleno e Anderson na vaga de Léo Fortunato, que ficou fora da lista de relacionados por opção técnica, além de Athirson e Henrique na função de Wagner, machucado. No mais, nenhuma dúvida.
Athirson seguiu bem as ordens do comandante, assim como Henrique, e não revelou se joga. Diante da possibilidade, analisou o adversário e disse que está pronto para uma partida que, segundo ele, será decidida em detalhes.
- Não adianta pensar só na marcação deles. É um time que chega forte, com inteligência e habilidade. Vai ser um jogo bom. Acho que os detalhes vão fazer a diferença. O nosso time tem muita qualidade e temos que fazer isso prevalecer – afirmou.
Titular mais do que absoluto, Ramires vai viver um momento especial. Vendido para o Benfica, de Portugal, o duelo contra o São Paulo pode marcar a despedida do jogador. Isso porque ele vai defender a seleção brasileira nas eliminatórias e Copa das Confederações. Não disputa o jogo de volta e, se a vaga não vier, dá adeus. Ele não pensa nisso até para não cair de rendimento. Ligado no jogo, vai tentar fazer de tudo para deixar a classificação encaminhada e voltar para a segunda partida da semifinal.
- O pensamento é esse. Estou muito otimista, o nosso grupo é bom. Temos que ter pensamento positivo, respeitar o adversário e saber que a gente pode. Temos que jogar para cima do São Paulo para vencer o jogo – ressaltou.
Ex-jogador de Muricy Ramalho, Thiago Ribeiro sabe que o técnico são-paulino vai redobrar a cobrança por uma marcação forte. Para ele, a disciplina tática será o perfil do embate.
- Vai ser um jogo muito estudado, as equipes vão marcar forte. Temos de conversar, tentar nos movimentar o máximo possível em campo. Espero fazer um bom jogo e, se sobrar um espaço, conseguir surpreender os marcadores – explicou.
Retornos no Tricolor e ausência de Hugo
O técnico Muricy Ramalho comemora a liberação de jogadores importantes do departamento médico. O volante Jean, o zagueiro Renato Silva e o atacante Borges participaram normalmente do coletivo contra os meninos da base, na tarde dessa terça-feira. Renato foi o último a voltar aos treinos.
Borges disputaria posição com Dagoberto ou Hugo. Mas este último sofreu uma pancada no joelho direito no clássico contra o Palmeiras e está vetado para o duelo. Com isso, o camisa 17 deve mesmo fazer dupla com Washington, com Dagoberto no meio. O treinador são-paulino pode ainda surpreender o Cruzeiro colocando Junior Cesar na esquerda e jogando Jorge Wagner para o meio. No entanto, é uma opção menos provável.
Se optar por duas linhas de quatro, Muricy pode escalar Eduardo Costa à frente da zaga, ao lado de Jean, tirando Renato Silva e colocando Zé Luis para ajudar a fechar a defesa.
No gol, o jovem Denis, de 22 anos, substitui Bosco, que se recupera de uma torção no joelho esquerdo. O atleta já teve uma experiência começando como titular no último domingo, no clássico contra o Palmeiras, pelo Brasileiro. E foi bem no empate sem gols. O recém-contratado Marlos também viaja com o grupo, mas o treinador ainda não sabe se ele ficará no banco.
Em 2006, derrota na final para o Inter. No ano seguinte, queda nas oitavas de final contra o Grêmio e, na última temporada, eliminação nas quartas contra o Fluminense. Quando os brasileiros entram no caminho do São Paulo na Libertadores, o cenário não tem sido bom. Nada que assuste Muricy.
- Isso já faz parte do passado, o que vale é o agora. Se retrospecto fosse válido sempre dava a mesma coisa. Não tem esse negócio, é outro jogo – explicou.
O técnico reconhece as virtudes do adversário, que inclusive o agrada. O estilo vistoso e ofensivo de jogar do Cruzeiro é elogiado pelo comandante tricolor. Mas não significa que o favoritismo esteja com os mineiros.
- O Cruzeiro é mesmo o time que está jogando melhor a Libertadores, não disse mais do que a verdade. Não estou jogando a responsabilidade para eles, ela é dos dois. O jeito que o Cruzeiro joga me agrada – acrescentou.
Avalie esta notícia: 7 6
VEJA TAMBÉM
- Crespo pede meio-campista e São Paulo avalia ex-Santos em cenário de aperto no caixa
- OFICIAL! São Paulo anuncia a contratação de Danielzinho, destaque do Campeonato Brasileiro
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net