Contra o Campinense, São Paulo "fechará" o Trio de Ferro da Paraíba em confrontos pela Copa do Brasil

Fonte globoesporte
22 de Fevereiro de 2022
Rogério Ceni jogou todas as partidas da Copa do Brasil contra clubes paraibanos; quinta, contra o Campinense, estará no banco de reservas como treinador — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Na próxima quinta-feira, o São Paulo voltará à Paraíba, depois de 11 anos, para encarar mais um clube paraibano pela Copa do Brasil. O adversário da vez será o Campinense. Com esse confronto, o Tricolor Paulista completará a trinca de duelos contra o Trio de Ferro paraibano na história do torneio nacional. É que o time, hoje comandado por Rogério Ceni, já enfrentou o Treze e o Botafogo-PB pela mesma competição, em anos anteriores. Dos três maiores campeões paraibanos, faltava apenas a Raposa. O duelo entre Campinense e São Paulo está marcado para as 21h30 da quinta-feira, no Estádio Amigão, pela primeira fase da disputa.

A Paraíba, no entanto, na maioria das vezes, não foi uma terra fácil para o clube paulista. Muito menos o Estádio Amigão. Lá, o São Paulo já perdeu em Copa do Brasil, para o arquirrival do Campinense, o Treze.

LEIA TAMBÉM: SPFC encaminha acerto e aguarda Andres Colorado para exame

Até aqui, falando apenas de Copa do Brasil, o São Paulo fez cinco partidas contra clubes da Paraíba. Venceu quatro e perdeu apenas uma. Vamos relembrar abaixo todos os confrontos do Tricolor diante dos clubes paraibanos na competição nacional.
Vitória suada e goleada histórica
A primeira vez que o São Paulo jogou na Paraíba pela Copa do Brasil foi em 2001. O time encarou o Botafogo-PB, então vice-campeão estadual, pela primeira fase do torneio, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Naquele ano, o Tricolor jogava por uma vitória por dois ou mais gols de diferença para eliminar o adversário sem a necessidade do jogo de volta.
Mas isso não passou nem perto de acontecer. O duelo foi aberto, equilibrado, com chances claras de gols para os dois lados. Os dois times perderam muitas oportunidades, e Rogério Ceni teve que fazer boas defesas para impedir gols do Belo. O time da casa deu trabalho nesse jogo de ida. Até que, aos 39 minutos do segundo tempo, Júlio Baptista cabeceou sozinho dentro da área, no canto, e deu a vitória para o Tricolor, após um jogo duro.
Então o Botafogo-PB seguiu vivo e com a chance de jogar no Morumbi, para, quem sabe, ir em busca de uma classificação histórica. Talvez fosse melhor não ter ido. O Belo entrou em uma crise institucional no intervalo dos jogos e acabou conseguindo fazer história na capital paulista. Mas da pior maneira possível.
No duelo de volta, o Botafogo-PB não entrou em campo e viu um São Paulo de Kaká, França e Luís Fabiano atropelar. Foram 10 gols para um lado e nenhum para o outro. A maior goleada da história do Morumbi e a maior sofrida pelo clube paraibano. Resultado que ressoa até hoje.
Derrota e outras vitórias
No ano seguinte, o São Paulo novamente foi sorteado para jogar na Paraíba pela primeira fase da Copa do Brasil. Dessa vez seria no Estádio Amigão, em Campina Grande, diante do Treze. O Galo vinha de uma derrota para o Botafogo-PB por 4 a 0 na Copa do Nordeste daquele ano.
Vinha desacreditado para pegar um São Paulo que continuava a ter Kaká, França e ainda tinha o reforço de Reinaldo. Mas o Galo demonstrou muita superação em campo e conseguiu um grande resultado. Com gol de Capitão, o Alvinegro bateu o Tricolor por 1 a 0 e levou uma vantagem para o jogo de volta, no Morumbi.
O Treze estava mesmo disposto a aprontar para cima de um dos gigantes brasileiros. Na partida de volta, logo aos dois minutos, Almir Conceição abriu o placar para os paraibanos, ampliando a vantagem.
Mas o sonho não durou tanto. O Tricolor empatou com Kaká ainda na primeira etapa e ampliou no segundo tempo com gols de Reinaldo, que marcou dois, e Kaká, novamente, fechando a goleada de 4 a 1 no segundo jogo.
Os times voltaram a se enfrentar em 2011, novamente pela primeira fase do torneio. Foi a última vez que o São Paulo jogou em solo paraibano. Naquela edição da Copa do Brasil, ainda valia a regra de o time melhor ranqueado, nas duas primeiras fases, eliminar o adversário sem a necessidade do jogo da volta em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença.
E foi isso que aconteceu em 2011. O São Paulo de Dagoberto, Lucas Moura e Marcelinho Paraíba passou sem dificuldades pelo Galo, vencendo o jogo por 3 a 0, com gols de Dagoberto, que marcou duas vezes, e Fernandinho.

Um detalhe interessante é que em todas essas partidas citadas, o ex-goleiro, ídolo e atual técnico do clube paulista, Rogério Ceni, esteve em campo. Agora contra o Campinense, o ex-jogador não vai defender a meta são-paulina, mas vai seguir participando dos duelos entre o São Paulo e clubes paraibanos na Copa do Brasil, mas da área técnica. O primeiro jogo entre São Paulo e Campinense na história da Copa do Brasil acontecerá nesta quinta-feira, às 21h30.
Contra, Campinense, São Paulo, Trio, Ferro, Paraíba
Avalie esta notícia: 3 0
VEJA TAMBÉM
- Em jogo pegado, São Paulo empata com o Corinthians na Vila Belmiro
- São Paulo x Corinthians: melhores momentos
- Olho na tabela: Confira a colocação do São Paulo no final da rodada
- Escalados: Confira a escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Com reforço importante! Provável escalação do São Paulo contra o Corinthians



Comentários

antonio carlos goes
2 0
22/02/2022 15:22:19

Sao Paulo 3x0

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net