LEIA TAMBÉM: Aposentado aos 41 anos Luis Fabiano diz : 'Lutei muito contra o meu corpo'
Em um campeonato no qual não atingiu a briga pelas posições de Libertadores em nenhum momento, o São Paulo terminou com a pior colocação da história dos pontos corridos.
Pela primeira vez, o time, único a acumular três títulos consecutivos de Brasileirão (2006, 2007 e 2008), fechou com a 13ª colocação. O São Paulo chegou a ser o penúltimo colocado na tabela.
A posição foi resultado da pior pontuação são-paulina nos pontos corridos. Os 48 pontos ficam abaixo dos 50 alcançados em 2013 e 2017; nos dois anos, a equipe se salvou antes do risco de rebaixamento do que em 2021.
O Tricolor só se livrou matematicamente da chance de queda na penúltima rodada, quando bateu o Juventude dentro de casa e alcançou os 48 pontos que finalizaram a campanha. O time se despediu com derrota para o América-MG.
A pior pontuação vem acompanhada do menor número de vitórias do São Paulo na história do Brasileirão de pontos corridos. Em 2021, o torcedor só comemorou 11 triunfos na competição, dois abaixo dos 13 acumulados há quatro anos.
Há um fator importante que explica esse retrospecto negativo: o ataque. O São Paulo teve o pior ataque da sua história no Brasileirão dos pontos corridos, com 31 gols.
A paupérrima produção ofensiva acaba ofuscando o bom desempenho da defesa. O Tricolor terminou com o pior saldo da história (-8), já que sofreu 39 gols durante a competição.
O elenco, a diretoria e a comissão técnica agora vão refletir pelo próximo mês sobre o campeonato abaixo da média do campeão paulista de 2021. O clube só retorna ao trabalho no dia 10 de janeiro para o início da pré-temporada, que será no CT da Barra Funda.
São Paulo, Recordes, Brasileirão, 2021, SPFC