Os gols da partida foram marcados por Thiago Santos, no primeiro tempo, e Diogo Barbosa e Jonatha Robert, na etapa final. O Grêmio ainda acertou duas vezes a trave de Tiago Volpi.
A vitória faz com que o Grêmio ainda sonhe com a permanência. O caminho, no entanto, é longo. Os gaúchos têm 39 pontos, três a menos que o Athletico, primeiro time fora da zona de rebaixamento e que ainda joga na rodada. Dependendo dos resultados, a terceira queda da história gremista pode ser confirmada na próxima rodada, diante do Corinthians.
Assim como aconteceu em praticamente todo o campeonato, o São Paulo se vê em distâncias semelhantes para uma vaga na Libertadores e contra o rebaixamento. Com 45 pontos, a equipe tem quatro a menos que o América-MG, primeiro time dentro da zona de classificação para a competição continental. Já a diferença para a zona da degola é de cinco pontos - o Bahia é o 17º colocado com 40 pontos.
O Grêmio tem duas decisões para evitar o terceiro rebaixamento de sua história. No próximo domingo (5), a equipe de Vagner Mancini visita o Corinthians, às 16h (de Brasília). Dependendo da combinação de resultado, os gremistas podem ser rebaixados em caso de derrota. O Tricolor gaúcho encerra o Brasileirão contra o campeão Atlético-MG, na quinta-feira (9), às 21h30.
O São Paulo ainda pode ser rebaixado, apesar da possibilidade ser baixa. Para evitar qualquer chance, a equipe de Rogério Ceni recebe o Juventude, na segunda-feira (6), às 19h (de Brasília). Dependendo dos demais resultados da rodada, um empate já pode ser suficiente para o São Paulo. A equipe paulista encerra o Brasileirão contra o América-MG, na quinta-feira, às 21h30.
Foi bem: Thiago Santos
Mesmo perdendo um gol inacreditável, o volante foi o grande destaque de um bom jogo do Grêmio. Como Benítez não conseguia ajudar muito na marcação, Thiago Santos ficou livre para explorar os buracos no meio de campo são-paulino e avançar ao ataque. Foi assim que ele abriu o placar no primeiro tempo.
Foi mal: Benítez
O meia argentino atuou por apenas 45 minutos, mas foi o suficiente para que Rogério Ceni decidisse voltar com a formação tradicional do São Paulo e o substituísse no intervalo. Com pouca intensidade, Benítez pouco ajudou na marcação. Na parte ofensiva, errou muitos passes e chutou para fora a única finalização que tentou.
Ceni muda o esquema, mas não dá certo
Rogério Ceni mexeu no esquema tático do time para colocar Benítez como titular. O 4-4-2 utilizado na vitória contra o Sport deu lugar ao 3-5-2, com o argentino jogando atrás dos atacantes Calleri e Rigoni. Pela direita, outra novidade: Gabriel Sara deixou o meio e foi deslocado para a ala direita.
As mudanças não surtiram efeito. O meio perdeu a intensidade característica e permitiu que Thiago Santos subisse sem pressão para o ataque gremista. Foi dele, inclusive, as duas grandes chances do time gaúcho no primeiro tempo. Na primeira, chutou em cima de Miranda, com Volpi já batido. Na segunda, não desperdiçou o cruzamento e balançou as redes de cabeça.
Ofensivamente, a estratégia também não funcionou. Benítez pouco conseguiu produzir. O argentino errou sete dos 15 passes que tentou no primeiro tempo. Ele foi o segundo jogador que mais perdeu a bola nos primeiros 45 minutos (11), atrás apenas de Rafinha (13).
Preso na direita, Gabriel Sara deixou de fazer o que vinha sendo seu destaque nas últimas partidas. O meia não tinha a liberdade para começar as jogadas e se lançar ao ataque. A missão de apenas marcar as subidas de Ferreirinha atrapalhou a atuação do melhor jogador do São Paulo nos últimos jogos.
Grêmio domina o primeiro tempo
Precisando desesperadamente da vitória, o Grêmio começou a partida com intensidade alta. Aproveitando o meio de campo pouco marcador escalado por Rogério Ceni, o time de Vagner Mancini se lançou para o ataque desde o início da primeira etapa.
As chances foram se acumulando e, aos 12 minutos, já era para estar 1 a 0 para o Grêmio. Thiago Santos, no entanto, perdeu uma chance incrível, com Volpi já no chão e Miranda se jogando para salvar. Dez minutos depois, o volante, melhor jogador do Grêmio na primeira etapa, se redimiu ao balançar as redes e colocar com justiça os gaúchos à frente do placar.
Duas bolas na trave e dois golaços: Grêmio se sobrepõe ao São Paulo
Rogério Ceni até que tentou corrigir os problemas do São Paulo no segundo tempo. Logo no intervalo, Welington e Benítez saíram para as entradas de Marquinhos e Igor Vinicius. Assim, a equipe voltou a jogar no esquema 4-4-2, que vinha dando certo nas últimas partidas.
Mas em campo pouca coisa mudou. O São Paulo seguia perdido em campo, com muitas dificuldades para armar jogadas. Por outro lado, o Grêmio apostava na habilidade de Ferreirinha para infernizar a defesa são-paulina.
Na primeira metade da segunda etapa, o camisa 11 criou duas grandes chances, mas não conseguiu balançara as redes. Na primeira, Ferreirinha passou por três marcadores são-paulinos dentro da área antes de chutar para fora. Depois, recebeu o passe em contra-ataque, dominou na esquerda e bateu firme para acertar a trave de Volpi.
A trave são-paulina voltaria a ser atingida. Antes disso, no entanto, aos 22 minutos saiu um golaço. Diego Barbosa recebeu livre na esquerda, cortou Igor Gomes e mandou no ângulo de Tiago Volpi. Dois minutos mais tarde, Campaz ganhou de dois marcadores, cruzou rasteiro e Borja chegou de carrinho para acertar a trave são-paulina.
O jogo estava tão tranquilo para o Grêmio que ainda teve tempo para mais um gol. Já nos acréscimos, o São Paulo perdeu a bola no ataque e permitiu o contra-ataque gremista. Quase no meio de campo, Jonatha Robert viu Tiago Volpi adiantado e chutou para o gol, fechando o placar para o Grêmio.
O jogo do Grêmio: irreconhecível (para o bem) do início ao fim
Nem parecia o time que está o campeonato todo no Z4. O Grêmio se impôs, com sobras, do início ao fim da partida. No primeiro tempo, com atitude e estratégia, mas também grande dose de força e ritmo alto. Não à toa, foram duas chances claras com 23 minutos e uma delas terminou em gol.
No segundo tempo, o ritmo foi mais lento. O domínio seguiu. Com organização ofensiva e jogadas ensaiadas em bola parada, o Grêmio aproveitou a fragilidade defensiva do São Paulo. Conseguiu até passar ileso pelo jogo mental na mistura de ansiedade e pressão.
O jogo do São Paulo: pouca intensidade e muita desatenção
O São Paulo não se achou na Arena do Grêmio. A escalação diferente feita por Rogério Ceni deixou a equipe sem intensidade no meio de campo, sendo um alvo fácil para as subidas de Thiago Santos. Ofensivamente, a equipe paulista não conseguia criar jogadas de perigo. No primeiro tempo, a única finalização foi um chute errado de Benítez. Na segunda etapa, um chute de Rodrigo Nestor ficou fácil para Gabriel Chapecó defender.
Reencontro com o árbitro e volta da torcida
A partida contra o São Paulo marcou o retorno da torcida do Grêmio ao estágio. Os gremistas eram proibidos de ir à Arena do Grêmio há três jogos, desde a invasão de torcedores após a derrota para o Palmeiras. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) fechou o setor norte, onde ficam as organizadas gremistas, e permitiu que os demais voltassem a receber público.
O reencontro não foi o único. Além da torcida, o árbitro Sávio Pereira Sampaio também voltou à Arena do Grêmio. Era ele o responsável por conduzir a partida que terminou em confusão.
São Paulo, Derrota, Grêmio, Brasileirão, SPFC
Ai toma gol de longe mesmo
Volpi quase na metade do campo de defesa
Parece que foi comprado mesmo
Merecia ser rebaixado esse *** sem vontade
Que puta vergonha !!!!!
Da vontade de entrar em campo com uma vara e bater em umas peste dessa
Rogério Ceni é um lixo de técnico, arrogante e prepotente
O SPFC vai montar um elenco sub-23 em 2022, o risco é de um vexame maior.
Cazares ja avisou no paulista vai se esse time mesmo nao tem contratacao estamis fudidis k vergonha a defesa para um queijo suisso cheio de buracos 3 gol volpi adiantando tomou goleito dd merdz lacoste ***
#foraceni
E tem gente que ainda defende o Rogério... Ele nunca será técnico.... Ainda mais de time grande!!! Ele está acabando com sua história no clube como ídolo... E a diretoria que o contratouem é pior ainda... No Fla***** so fez ***** e quase perdeu o titulo menos de 40% de aproveitamento com um bom elenco... No cruzeiro perdeu todos os jogos .. em sua primeira pasgem pelo SP indicou Sidão e outros e so fez ***** Falta oq para enchergarem que ele não é técnico???
Da nojo ver esses bunda mole jogar .o pior time do São Paulo é esses vagabundos . coitado do Muricy que essas horas deve ta triste com um time desse que Belo presente de aniversário o Muricy ganhou ????????????
Na última rodada quando o Grêmio saiu derrotado pelo Bahia, o seu presidente foi pra coletiva e demonstrou toda a sua insatisfação. No dia seguinte seis jogadores do elenco gremista foram dispensados.
No jogo da hoje, não vimos nenhum biquinho por parte dos outros jogadores que permanecem neste Grêmio dentro de campo, pelo contrário, mostraram muito vontade porque perceberam, ainda que tarde, que o clube possui comando.
Já no SPFC, depois de ser derrotado de forma humilhante, por um time praticamente rebaixado, amanhã o elenco vai GANHAR folga, nenhum dirigente virá á público, no máximo se for para defender o treineiro, e as JÓIAS de Cotia vão continuar livres para passar gel no cabelo e pôr fralda antes das partidas.
Sao Paulo na ***** que está, deve ter aceitado uma grana para perder do Grêmio. São Paulo merece ser rebaixado, comecar tudo do zero, como Palmeiras e Corinthians fizeram...
Não só ganhou como humilhou! #Separaspfc!
O pior q ano q vem vamos tar igual ou pior..meu Deus
tava ruim com Crespo ai o presidente tem a brilhando ideia de contratar rc o mesmo que ja treinou esse time perdeu tudo que disputou e deixou o time na zona do rebaixamento parabéns casares vc é um gênio
Time horroroso, técnico medíocre, direroria pífia. Não torcer, temos que rezar pra mais um empate pelo menos pra podermos escapa do rebaixamento. Agora se não mudar nada pro ano que vem a queda estará encaminhada em 2022.
Ata na hora hora de bota o teeror nesa desgraça pra ver acontece alguma coisa vao se ***** bando de desgraça
No lance que Miranda salva, o Rodrigo Nestor entregou da mesma forma que Lizieiro entregou contra o Flamengo. O time e sem vida, o técnico e medíocre, no vestiário ninguem deve fazer o discurso que o São Paulo precisava tanto da vitoria quanto o Grêmio. A forca de vontade da maioria dos jogadores e tão fraca quanto a atuação deles em campo. Foi dominado por um 97%rebaixado. Tenho vergonha do elenco, da diretoria e da equipe técnica. Só nao desistir do time por que não conseguiria mudar do soberano. Porem dessa forma ano que vem vai ser do mesmo jeito, time fraco, tine individado, jogadores sem vontade, diretoria omissa e técnico burro.
Meu deus que vergonha time cem nosao acho que ai vem sere B. Time de pipoqueiro
Time ridículo e treinado por um incompetente que conseguiu apanhar do saco de pancada o grêmio numa altura do campeonato querer inventar de colocar o sara de lateral o melhor atacante que o são Paulo tem no momento e deixar o Reinaldo no banco o Léo e o Wellington os dois não servem nem para engraçar as chuteiras do Reinaldo o time do São Paulo é um time morto sem esquema sem padrão parece time de várzea
É uma vergonha o SP. Aqui nuca vi tume mais medíocre infelizmente nao tem pior. Sou são-paulino de coração mais na da mais. Esse Igor Gomes entre outro nao da pra aturar pode ate parecer com o kaka mais nao rela nem na unha dele e desanimador. Hoje o Rogério mostrou porque o que o sp tem de pior infelizmente nao da mais, nao tem jeito nao vou assistir mais jogos eese ano é muito triste
Lamentável Rogério Ceni
quando o melhor jogador do time e o Sara entao imaginem o time
O São Paulo foi escalado para perder o jogo
O São Paulo já é ruim virado no cão e o Rogério consegue deixar pior
Aí você pode pôr na conta desse f************ desse Rogério Ceni aí se professor pardal
Que vergonha !!!!!!
Rogério é técnico de time pequeno!