LEIA TAMBÉM: Quem chega e quem sai do São Paulo em 2022, confira o Mercado da Bola do são Paulo
Em entrevista exclusiva para o podcast da Libertadores, Lugano revelou o que Bauza lhe disse na descida das escadas para os vestiários do Morumbi naquela noite do dia 6 de julho de 2016.
"Eu estava voltando de uma contusão. Entrei contra o Atlético-MG (quartas). Na semi faltavam poucos minutos e ele já tinha chamado o Hudson para entrar. Patón sabia que eu não gostava de entrar nos cinco minutos finais para defender. Colocar um zagueiro faltando cinco minutos é o anti-zagueiro e o anti-goleiro. Mas nesse dia era diferente porque o Maicon tinha sido expulso".
"Ele tinha chamado Hudson para entrar no meio campo e decidiu continuar, um jogador versátil. O jogo tava quente, faltavam poucos minutos. Não sei se colocou Hudson ou Mena na zaga. Mas deu azar que nesses minutos o Borja fez dois gols no meio da zaga. E azar também. Patón quando acabou o jogo descendo a escada do Morumbi, em pleno clima quente do jogo, me abraçou e disse: “Diego, me desculpe, mas caguei. Te peço perdão de coração”. Eu respondi “Não, Patón, tranquilo, culpa minha que não pulei para dentro do campo”. Devia ter feito “Não, Paton, vai entrar eu”, isso que eu tinha que ter feito. Mas estava na outra ponta, Hudson tava pra entrar quando Maicon foi expulso. Mas Patón na hora me pediu desculpas descendo escada. Ta louco, fenômeno Patón. Mando um abraço pra ele", revelou Lugano.
Após a derrota por 2 a 0 no Morumbi, o São Paulo voltou a perder para o Atlético Nacional em Medellín, por 2 a 1, em jogo marcado por erros de arbitragem contra o Tricolor na Colômbia. Posteriormente, o Atlético Nacional foi campeão daquela Libertadores. No fim de 2017, Lugano se aposentou como jogador e depois virou dirigente do São Paulo. Atualmente ele é comentarista esportivo dos Canais Disney.
São Paulo, Lugano, Bauza, Eliminação, 2016, SPFC
Tem reportagens analisando os erros de arbitragem q favoreceram o nacional, a partir das oitavas.
Todos os jogos tiveram erros graves favorecendo o nacional.
É só pesquisar no google.
claramente aquela libertadores foi comprada pelo nacional.
#foraceni
Um dos maiores assaltos que eu já vi, nada me tira da cabeça que essa libertadores foi comprada, o grupo dono do Atlético Nacional é dono de vários veículos de comunicação da Colômbia, eles tem muito dinheiro e poder... se fosse só esse jogo do São Paulo eu até relevaria, mas teve "erros de arbitragem" em quase todos os jogos deles nessa edição, e vale lembrar que na Colômbia são conhecidos como "El Rey de Compras"...
Bauza tirou agua de pedra no tricolor... Esse time nao foi campeao da libertadores pq roubaram no jogo da volta... Grande mestre Bauza...
Tecnico *****
Esse time de 2016 dirigido pelo Bauza era limitado, mas era um time vibrante e raçudo....por uma infelicidade nao chegamos a final da libertadores!