O resultado levou o São Paulo aos 15 pontos, na 16ª posição. Para terminar a rodada um pouco mais aliviada, a equipe paulista precisa que o Cuiabá não vença o Bahia, em casa, hoje, às 21h (de Brasília). A equipe mato-grossense está com 13 pontos, mas com dois jogos a menos que o São Paulo.
O Athletico perdeu a chance de encostar no Fortaleza, com a derrota. A equipe paranaense está na sexta colocação com 23 pontos, quatro a menos que a equipe cearense, primeira na zona de classificação direta para a fase de grupos da Libertadores. Além disso, o Athletico encerrou uma invencibilidade de quase três meses na Arena da Baixada —a equipe ainda não havia sido derrotada em casa no Brasileirão de 2021.
As duas equipes agora voltam atenção para os duelos continentais. Na terça-feira (10), o São Paulo recebe, no Morumbi, o Palmeiras, pelas quartas de final da Libertadores. Na quinta, o Athletico vai ao Equador encarar a LDU, pelas oitavas da Copa Sul-Americana.
São Paulo começa intenso e abre o placar
O São Paulo entrou em campo com uma estratégia de explorar os lados do campo. E foi assim que chegou a sua primeira grande chance, aos 9 minutos da primeira etapa. Depois de um cruzamento vindo da direita, Thiago Heleno cortou mal, e a bola ficou para Welington. O lateral chutou para dentro da área e Rojas, livre de marcação, chutou por cima do travessão.
Sem a bola, o São Paulo pressionava a saída do Athletico para tentar recuperar rápido. Deu certo aos 12 minutos. Lizieiro roubou a bola no meio de campo e tocou em profundidade para Pablo. O camisa 9 invadiu a área, pedalou para cima de Pedro Henrique e foi derrubado.
A arbitragem assinalou a penalidade e Pablo foi para cobrança. O camisa 9 mandou no canto esquerdo de Bento, que pulou, mas não conseguiu alcançar. Ex-jogador do Athletico, o atacante preferiu não comemorar o gol.
Athletico empata em raro momento de melhora
Depois de um início intenso do São Paulo, o Athletico começou a melhorar na metade do primeiro tempo. O gol de empate saiu aos 27 minutos, quando Carlos Eduardo tocou para Terans dentro da área, que não conseguiu dominar. A bola sobrou para Renato Kayzer, que chutou na saída de Tiago Volpi.
Mais uma vez a lei do ex
O gol pareceu ter sido um raro momento de melhora do Athletico. Seis minutos depois, o segundo gol são-paulino saiu da mesma maneira que aconteciam as jogadas de perigo do São Paulo: pelas laterais. Gabriel Sara entrou na área e cruzou rasteiro. A bola passou por dois marcadores do Athletico e sobrou para Pablo só empurrar para o fundo das redes. Mais uma vez, ele não comemorou.
Terans assusta, mas Volpi evita o empate
A marcação do São Paulo em Terans dificultava as ações do Athletico. Nas vezes em que conseguiu se livrar, o meia criou as duas chances mais claras do clube paranaense na reta final do primeiro tempo. Aos 40 minutos, ele ganhou a disputa com Rodrigo Nestor e Lizieiro e chutou de fora da área para Volpi espalmar.
O goleiro são-paulino trabalharia mais uma vez antes do intervalo. Aos 44 minutos, Terans ganhou mais uma disputa com Rodrigo Nestor e soltou a bomba de fora da área. Volpi se esticou e conseguiu mandar para escanteio.
Terans acha mais espaço no segundo tempo
O maior problema do Athletico no primeiro tempo foi encontrar uma maneira de Terans se livrar da forte marcação do São Paulo. O clube paranaense voltou melhor para a segunda etapa e, ficando mais com a bola, conseguiu que seu meia incomodasse mais a defesa são-paulina.
Aos 9 minutos, o Athletico partiu em velocidade e pegou a defesa do São Paulo desarrumada. Carlos Eduardo tocou para Terans, que se livrou de letra de Léo e invadiu a área. Na finalização, o camisa 80 acabou batendo cruzado, sem ninguém para concluir.
Gabriel Sara perde dentro da área
A vantagem no placar fez com que o São Paulo recuasse e passasse a assustar esporadicamente o time do Athletico. Em uma delas, Gabriel Sara perdeu grande chance dentro da área.
Aos 28 minutos, Igor cobrou escanteio em direção à área. A defesa do Athletico se atrapalhou e deixou Gabriel Sara sem marcação. O meia tentou mandar de primeira, mas a bola passou por cima do gol de Bento.
Benítez é expulso sem entrar em campo
Uma confusão teve início aos 36 minutos do segundo tempo. O meia Martín Benítez, que não havia entrado na partida, se dirigia para a área de aquecimento quando deu um chute na bola que estava na marca do escanteio. Por causa da atitude, o argentino recebeu o cartão vermelho do árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima.
A expulsão irritou Benítez, que demorou para deixar o gramado. Incomodado, ele ainda ficou no banco de reservas antes de se dirigir para o túnel do vestiário. Dentro de campo, jogadores do Athletico e do São Paulo começaram a discutir. Igor Vinícius, que seria substituído por Orejuela, foi tirado à força de campo por Tiago Volpi, incomodado com a confusão. O goleiro Lucas Perri, outro reserva são-paulino, recebeu um cartão amarelo.
VAR é acionado no fim da partida
A confusão com Benítez fez com que a partida tivesse 10 minutos de acréscimos. Quando o jogo já estava com 52 minutos do segundo tempo, Léo Cittadini acertou o braço em Pablo, que caiu no chão. Inicialmente, o árbitro não marcou nada, mas depois de avisado pelo VAR, foi conferir o lance no monitor. Após conferir, Jean Pierre mandou a partida seguir sem expulsão.
São Paulo, Vitória, Brasileirão, Z-4, Athletico, SPFC
Eu já critiquei muito o Pablo, da mesma forma já torci muito para ele, quando torço para voltar a ser o Pablo do furacão, é pelo jogador, que mesmo que você não goste dele, jogador que sempre enaltece o clube, jogador que não cria problemas, e claro pelo bem do clube, afinal o jogador é ativo do clube, sabemos que não virá centroavante, que esse jogo seja uma sequência de bons momentos de uma retomada do nosso centroavante, que doa a quem doer, 28 jogos, 12gols e 4 assistência, se eu não conhecesse, pediria sua contração, k
Acdedito em Pablo..Fase ruim vai passar.
Vitória boa! Time caiu um pouco no segundo tempo, quase se complica, mas deu conta de segurar os caras. Que Pablo retome a confiança e volte a ser eficaz nas próximas partidas, que serão decisivas. Ah, Daniel Alves pode ir tomar no cu.
Foi sofrida mais o mais importante foi a Vitoria sobre o Pablo hoje merece um voto de confiança da jente foi bem hoje ??????
Esse Jean Pierre tem que voltar para escolinha e aprender a apitar . Fora Gaciba a arbitragem brasileira esta uma vergonha
Parabéns guerreiros ??????