São Paulo e Racing abrem nesta terça-feira (13), às 21h30, o confronto das oitavas de final da Conmebol Libertadores. A partida, com transmissão ao vivo do FOX Sports e vídeos em Tempo Real no ESPN.com.br, será no Morumbi, que pode fazer a diferença a favor dos donos da casa.
Costumeiramente cheio quando possível, o estádio costuma ser um trunfo e tanto para o Tricolor quando o assunto é fase final da Libertadores. São 30 vitórias, dois empates e só quatro derrotas em jogos eliminatórios, um aproveitamento pouco acima de 85%.
LEIA TAMBÉM: Reunião nesta semana pode definir volta de Roger Guedes ao Brasil, torcida do São Paulo agita as redes Sociais
Não à toa, a casa são-paulina ganhou fama pela América do Sul, com o slogan "El Morumbi te mata", e carregou as melhores campanhas do clube na história do torneio.
Em 1992 e 1993, o time de Telê Santana venceu todas as partidas eliminatórias que fez no estádio, pavimentando em casa o caminho para os dois primeiros títulos. O desempenho se repetiu em 1994, mas no fim o Vélez Sarsfield evitou o tricampeonato ao vencer nos pênaltis.
O terceiro título aconteceu em 2005, quando o São Paulo de Paulo Autuori também não deu chances a nenhum adversário no mata-mata. Foi só no ano seguinte que o clube perdeu o primeiro jogo eliminatório no Morumbi: a final para o Internacional, por 2 a 1, gols de Rafael Sóbis. Edcarlos descontou.
As outras derrotas em fases decisivas no estádio foram em 2009, para o Cruzeiro (quartas de final), em 2013, para o Atlético-MG (oitavas), e em 2016, para o Atlético Nacional (semifinal). Este foi, aliás, o último jogo do tipo que o Morumbi recebeu da Libertadores.
O São Paulo disputou o torneio em 2019, quando caiu na fase prévia para o Talleres, e 2020, ao ser eliminado ainda na etapa de grupos. Agora, os comandados de Hernán Crespo testarão os bons números no estádio, ainda que vazio, para seguir em frente.
O problema é que, do outro lado, está alguém que já venceu o São Paulo no Morumbi este ano. Em um jogo com mais reservas que titulares nos dois times, o Racing fez 1 a 0 e abriu caminho para avançar como líder do grupo, o que lhe dá vantagem de decidir em casa.
Brasileiros e argentinos voltam a se enfrentar daqui uma semana, em Avellaneda, onde decidirão de fato quem segue na Libertadores. Para o São Paulo, fazer o resultado no Morumbi é fundamental. A história mostra. E anima.
estádio, Morumbi, peça-chave, São Paulo, sonhar, Libertadores
Esse time de raça e chutar no gool...
Mas estádio não ganha jogo. O que ganha jogo e deixar de levar gols bestas e fazer os gols fáceis que perdem. Se jogar igual ta jogando no brasileiro já era.