Como são-paulino fez técnico sensação da Eurocopa ser acusado de xenofobia

Fonte Uol/Rafael Reis
Antes de ser técnico da Itália, Mancini criticou convocação de "estrangeiros"
Imagem: Getty Images

Dona da melhor campanha da Eurocopa, a seleção italiana conta com três jogadores que nasceram no Brasil em seu elenco: o lateral esquerdo Emerson Palmieri, o zagueiro Rafael Tolói e o volante Jorginho.

Mas Roberto Mancini, técnico da Azzurra, que hoje enfrenta a Bélgica, a partir das 16h (de Brasília), na Allianz Arena, em Munique (Alemanha), por vaga na semifinal do torneio continental, nem sempre gostou dessa ideia.

LEIA TAMBÉM: Fim de contrato! Veja os jogadores do São Paulo que já podem assinar por pré-contrato com outras equipes

Seis anos atrás, quando ainda dirigia a Inter de Milão, o treinador criticou a chegada à seleção do atacante Éder, também nascido no Brasil e que hoje defende o São Paulo. Ele foi acusado de xenofobia por esse posicionamento.
De acordo com Mancini, ter pais ou avós nascidos na Itália (caso dos quatro jogadores citados acima e também de Franco Vázquez, jogador originário da Argentina também criticado por ele) não deveria ser suficiente para que alguém fosse tratado como italiano no mundo do futebol.
"A seleção italiana deveria ser italiana. Um jogador nascido na Itália merece jogar pela seleção italiana. Já um jogador que não nasceu na Itália, mesmo que tenha parentes italianos, não acho que mereça", disse o técnico, sobre as decisões tomadas por Antonio Conte, que dirigia a Azzurra na época.
Tradicionalmente, a Itália é uma das seleções do planeta inteiro que mais aproveitam descendentes dos processos migratórios em suas convocações.
Lá em 1934, quando foi campeã da Copa do Mundo pela primeira vez, a Azzurra já tinha no seu grupo de jogadores um atleta nascido no Brasil (Filó, ou Anfilogino Guarisi) e quatro importados da Argentina (Attilio Demaria, Enrique Guaita, Luis Monti e Raimundo Orsi).
O último título mundial italiano, conquistado em 2006, também teve a ajuda de dois "oriundi": os meias Mauro Camoranesi, que nasceu na Argentina, e Simone Perrotta, originário da Inglaterra.
Ao longo da história, pelo menos dez jogadores de origem brasileira vestiram a camisa da equipe tetracampeã mundial. O processo se intensificou bastante neste século, com as convocações de nomes como Thiago Motta, Amauri e Éder.
Quando assumiu o comando da seleção, depois da não classificação para a Copa-2018, Mancini mudou de ideia em relação ao aproveitamento daqueles que ele considerava ser estrangeiros. Jorginho, que já era convocado, virou titular absoluto do time, enquanto Emerson e Tolói receberam suas primeiras oportunidades.
Itália e Bélgica venceram as quatro partidas que disputaram até o momento e são as únicas seleções ainda com 100% de aproveitamento na Eurocopa. Só que o time de Mancini tem um saldo de gols melhor (oito, contra sete do seu adversário de hoje).
Além da partida entre os favoritos, o primeiro dia das quartas de final da Eurocopa terá o encontro entre suíços e espanhóis. Os vencedores dos dois confrontos programados para hoje se enfrentarão em uma das semifinais.
O sucessor de Portugal no posto de campeão europeu de seleções será conhecido no dia 11 de julho. O estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra), receberá a decisão.
Originalmente, o torneio era para ter sido disputado no meio do ano passado. No entanto, a pandemia da covid-19 fez com que ele fosse adiado em 12 meses.
A novidade desta edição é que não há uma sede fixa. Para comemorar os 60 anos do continental, a Uefa decidiu realizar a competição em 11 cidades espalhadas por 11 países diferentes (alguns que nem classificaram suas seleções).
Além da Inglaterra, sede da última partida, a Euro-2020 (sim, ela manteve esse nome mesmo com o adiamento da data) também está passando por Itália, Azerbaijão, Dinamarca, Alemanha, Escócia, Espanha, Hungria, Holanda, Romênia e Rússia.

Eurocopa - confrontos das quartas de final
Suíça x Espanha, hoje, 13h, estádio Krestovsky, São Petersburgo (RUS)
Bélgica x Itália, hoje, 16h, Allianz Arena, Munique (ALE)
República Tcheca x Dinamarca, amanhã, 13h, Olímpico de Baku (AZE)
Inglaterra x Ucrânia, amanhã, 16h, Olímpico de Roma (ITA)
são-paulino, técnico, Eurocopa, acusado, xenofobia
Avalie esta notícia: 7 5
VEJA TAMBÉM
- São Paulo enfrenta mais de R$50 milhões em dívidas no começo de 2026
- São Paulo define como reintegrará Ryan Francisco ao elenco
- São Paulo tenta contratar Barboza, zagueiro de rival para o meio do ano!
- Roger Machado explica a ausência de Maik no São Paulo
- Vitória com tensão: diretoria reage e clima pesa no São Paulo



Comentários

montezuma
bronze
3 2
02/07/2021 18:16:58

Benito Benitão, o ****** aqui é você. Comunista?? K O que tem a ver? Eu só quero um mundo onde as pessoas não precisem brigar por causa de nacionalismo ****** E se os africanos quiserem jogar no Japão? Não é direito deles? Como eu disse, o mundo pertence a todos. E todos são livres para ir onde quiser. É por causa de pensamentos retrógados como o seu, que existem ditadores como o da China e o da Coreia.

acs acs
3 0
02/07/2021 18:10:46

Resumindo... o cara aprendeu. E hoje usa os brasileiros.

dagma bezerra de almeida
5 1
02/07/2021 16:17:43

Ah parem de envolver nosso tricolor nessas notícias imbecies deve ser alguém de outro time.

jorge saraiva
2 0
02/07/2021 15:49:56

Vcs, simplesmente esqueceram de Mazolla, se bem não me engano jogou na Azurra e na Seleção brasileira.

donatan martins
3 2
02/07/2021 13:48:04

Vao se ***** ta serto os jogadores sao bom d bola ea seleção nunca chamou os cara para a seleção nossas celeçao so tem bandidos eos jogadores q são convocado são só os d empresário porque vend etodos ganhão dinheiro nossa celeçao hoje em dia éa peor seleção do mundo porque tem jogador convocado q são reserva dos seus times la fora então traduzindo não vão os mellores

augusto felix
5 4
02/07/2021 12:16:17

MIMIMIMIMIMIMIMI e Mancini tem razão.

montezuma
bronze
3 2
02/07/2021 12:06:08

Para o cara no face... se o mexicano tem o sonho, então que faça por merecer. Naturalizam por um motivo: falta de qualidade. Seu argumento é inútil, pois uma coisa é o jogador não querer, outra coisa é querer e ser barrado por causa de xenófobos.

montezuma
bronze
6 3
02/07/2021 11:54:45

Que frescura do ******* o mundo é de todos. Por isso o ser humano só retroage, fica brigando e fazendo guerra por causa de nacionalidade, ah, dá licença. Um cara desse tinha que ser exilado.

joseff souza
7 7
02/07/2021 11:21:23

Acho q não deveria ser permitido este tipo de coisa ,pra mim é como 1 traição a sua pátria...

leandro a. severo
17 1
02/07/2021 11:12:25

E que tem a ver con o sao paulo esa publicasao

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 18:30 - -
Vasco da Gama
Vasco da Gama
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net