A informação é da assessoria de imprensa do governador, que foi indagada pelo blog sobre o assunto e afirmou que o tema era debatido no momento da consulta, na tarde desta terça.
O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), recomendou, nesta terça ao governador a suspensão de eventos esportivos durante a atual fase vermelha, a mais restritiva do plano de controle da pandemia da covid-19.
Por sua vez, a Federação Paulista de Futebol, emitiu nota se posicionando contra a recomendação de paralisação, que atingiria o Campeonato Paulista. Confira abaixo o comunicado da entidade na íntegra.
"A Federação Paulista de Futebol, por meio de seu Comitê Médico, presidido pelo Prof. Dr. Moisés Cohen, vem a público manifestar contrariedade à recomendação do Procurador-Geral, Sr. Mario Sarrubbo, à paralisação dos jogos de futebol no Estado de São Paulo.
Elencamos, abaixo, critérios científicos que embasam a continuidade do futebol:
1 - O futebol retomou suas atividades seguindo um rigoroso protocolo de saúde, elaborado pelos médicos de todos os clubes e pelo Comitê Médico da FPF. O documento, que vem sendo seguido à risca durante todo este período, foi aprovado pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Governo do Estado, órgão composto pelas maiores referências médicas no combate à Covid-19. O protocolo foi, inclusive, aprovado pelo Ministério Público de São Paulo e pelo Ministério Público do Trabalho, representados em audiência de mediação pré-judicial para o retorno do futebol, em junho. Elogiado por todos os especialistas, o documento veta acesso do público aos estádios, estabelece testes recorrentes aos profissionais dos clubes e limita a quantidade de pessoas envolvidas na organização, fazendo das partidas locais seguros;
2 - A recomendação vai na contramão do combate à Covid-19 no mundo, como em países que realizaram rigorosos lockdowns em meio à segunda onda e mantiveram o futebol profissional em atividade. Nações como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, mesmo com medidas extremamente restritivas à população, seguiram com suas ligas em atividade, sob o correto conceito técnico de que os jogos de futebol não são, sob nenhuma hipótese, locais que sugerem qualquer tipo de contaminação. E, além disso, o futebol é um importante entretenimento à população neste trágico momento que vivemos;
3- O futebol paulista, por meio da Federação Paulista de Futebol e dos clubes, tem sido um meio fundamental para a educação e conscientização da população sobre o combate à Covid-19. Lançamos antes do início do Campeonato Paulista a primeira campanha de enfrentamento à Covid-19 do futebol no Brasil: o Vacina FC. Trata-se de um movimento da FPF e de todos os clubes que incentiva a população a se vacinar, orienta e combate a desinformação, além de propagar informações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio;
Por fim, a Federação Paulista de Futebol reitera que não há qualquer argumento científico que sustente a tese de que o futebol profissional gere aumento no número de casos. Pelo contrário, o futebol possui um protocolo extremamente rigoroso, com acompanhamento médico diário e testagem em massa de seus profissionais. Uma eventual paralisação seria ainda mais prejudicial ao combate à Covid-19, pois deixaria expostos milhares de atletas, que não mais passariam a ter o controle médico diário e de testagem que o futebol oferece. A FPF acredita que o Governo do Estado de São Paulo continuará seguindo a ciência e manterá o futebol profissional em atividade, seguindo o protocolo de saúde por ele aprovado".
#saopaulo #spfc #tricolor #paralisacao #paulistao
Pode ter certeza que vão parar o campeonato, para ajudar a galinhada que está com o time inteiro contaminado.
Quando tem futebol os torcedores ficam em casa, precisa mais distanciamento quê esse.
É sonparar a briga política e vacinar toda população
Esse Dória é um ****** vai ser o único lugar do mundo que o futebol vai parar, é o Dória querendo aparecer
Só o baile funk e liberado, esses lixo
Deixa o futebol em paz, esse ministério público nos últimos anos virou especialista em proteger vagabundos, então deixe o futebol em paz.
Me parece que a maioria dos comentários é a favor da continuidade do campeonato. Respeito a paixão pelo futebol, mas que título vale mais que uma vida?.
É só o spfc começar equilibrar a ***** começa ta loko
Vamos parar com o futebol. Vidas acima de tudo. Jogadores têm família e não são super heróis.
Não posso acreditar que mesmo com todos os protocolos os clubes sejam vetores da covid19, penso que esse governador está tentando acabar com o único entretenimento da população paulista, os clubes e a federação deveriam ser ouvidos... Nos outros casos, população, ambulantes, comerciantes. Meu corpo, minhas regras. Que Deus nos abençoe!
Manda esse dória pra o inferno governador de ***** deve ser corintiano esse *****
Esse procurador que aparecer , e se o Doria aceitar vai querer aparecer mais ainda.
Eese ****** co povo ja ta todos apavorado sem trabalho deixa pelo menos futebol para distrair aspessoas
Tem que deixa o futbol rola porra quem precisa de fica em casa e pessoa que acords sedo pra ganha um salario minimo que pega trem e onibus lotado todo dia nao os jogadores que sempre faz teste e nao tem como pega covid so se os jogadadores estiver saindo pra festa
Esse Doria e um nazista ***
Inacreditável o que esse governador está fazendo, só tá piorando a situação que já tá difícil, até quando isso, seu burro a pandemia não vai acabar de um dia pro outro e cadê os hospitais temporário, porque você desmanchou.
Vai ajudar o palmeiras ne q vai dar ferias ao elenco
São Paulo fc não aceita a paralisação vai atrapalhar a nós e não aos outros clubes