Até agora, era uma rota desconhecida para jovens talentos de clubes grandes do Brasil saírem daqui rumo aos EUA. Os destinos mais populares eram Europa e Ásia em outros casos. A MLS era vista apenas como um local onde grandes veteranos iam passar seus últimos anos de carreira, como foi com Kaká (Orlando City), David Beckham (LA Galaxy), Andrea Pirlo (NYFC) e Steven Gerrard (Galaxy) e outros tantos.
E Brenner, de 20 anos, pode ser o primeiro de muitos no Brasil daqui para frente a irem para a MLS. Na verdade, a rota já é antiga de atletas de países vizinhos.
Diego Rossi (Uruguai) deixou o Peñarol aos 19 anos, em 2017, para jogar no Los Angeles United. Miguel Almiron (Paraguai) saiu do Lanús aos 22 anos em 2016 e foi para o Atlanta United. De lá, foi defender o Newcastle United em 2019, na Premier League. Ezequiel Barco (Argentina) trocou o Independiente em 2017, aos 18 anos, pelo Atlanta também. E agora foi a vez de um brasileiro.
"Foi uma surpresa pela forma como ele era avaliado, mas não é a primeira vez que vemos jovens sul-americanos virem para a MLS e usarem isso como um degrau para a Europa. Era uma questão de tempo até a liga recrutar jogadores do Brasil", disse Doug McIntyre, setorista da MLS e da seleção dos EUA que teve passagens pela ESPN e Yahoo! na América do Norte.
"Muitos estão chocados, não só pelo jogador que ele é, mas pelo time que ele está indo. O FC Cincinnati é um time que tem sofrido nos primeiros anos na MLS. Muitas mudanças na direção, técnicos. Houve muita surpresa que o Cincinnati foi quem conseguiu essa contratação", analisou Jeff Carlisle, setorista da MLS da ESPN.
"A MLS não gostava de vender jogadores, eles queriam contratar. Então perceberam que precisavam comprar e vender jogadores. A mentalidade nos últimos anos tem sido essa. Comprar talentos da América do Sul, desenvolver, ter exposição e vender para a Europa. Isso foi o que aconteceu com Almiron. É uma mudança de filosofia da liga", completou.
Se a MLS antigamente era mais vista como destino dos jogadores em fim de carreira, agora ela pode pensar em competir por atletas com outros clubes menores da Europa. Como foi o caso de Brenner, que chegou a ser sondado no Ajax e na Atalanta antes de ir para os EUA.
"Isso acontece há algum tempo, com a MLS indo buscar talento, especialmente no ataque, na América do Sul. E os times estão dispostos a pagar grandes quantias. Existem times ambiciosos na MLS. Almiron abriu as portas, de certa forma. Ele estava entrando no seu auge e conseguiu vir para a MLS e depois foi para a Premier League. E acho que olheiros, empresários e jogadores viram que vir para a MLS não era admitir uma derrota, usaram isso como uma plataforma. E os jogadores americanos também, que cada vez mais estão sendo recrutados. Têm muitos olhos na MLS", afirmou Carlisle.
"O motivo disso é que a MLS pode oferecer algumas coisas. Os holofotes não são tão intensos. Se o jogador vai para a Europa e não vira titular, começa a ser criticado, as pessoas questionam. Eles podem vir para uma liga emergente, vão jogar o tempo todo e mostrar o que podem fazer. E mais velhos podem ir para a Europa", diz McIntyre.

Time em baixa
Apesar de ir para a MLS, Brenner vai para um clube que não tem muita tradição no futebol. O FC Cincinnati joga a divisão principal há dois anos. E a contratação do brasileiro, aliada à abertura do novo estádio este ano, é vista como um salto de qualidade para tentar "peitar" a popularidade de Galaxy, LAFC, Seattle Sounders, Portland Timbers, entre outros.
"É um time que estava nas divisões menores há uns anos. Quando vê os times de LA e Atlanta gastando dinheiro, força os outros a correrem atrás. O Cincinnati surpreendeu muita gente porque logo no início colocava 30, 40 mil pessoas no estádio. Em algum ponto, tem que começar a vencer. Uma contratação como essa pode fazer toda a diferença", analisou McIntyre.
O Cincinnati venceu até hoje apenas 10 dos 57 jogos que fez na MLS, tendo ficado em antepenúltimo (24º) e último (26º) na classificação geral da liga em seus dois anos lá.
#saopaulo #spfc #tricolor #brenner #cincinnati
Queda
Ja vai tarde chinelinho tiro o pe das ultimas partida ele tambem e uns dos responssaveo pela quefa do tricolo nao respeito a camisa a wual li dru uma vida melhor pra ele e familiares mercenario
Tenha certeza q tem o dedo do kaka nessa venda.
Fiquei muito surpreso com essa venda, não ficaria nada supreso se tivesse sido o LA GALAXY que o tivesse comprado, p ser sincero eu nem sabia da existência do FC CINCINNATI, diretoria o vendeu bem!!! Em termos de grana o mlk se deu bem tbm, vai ganhar uma bolada nos anos de contrato, torcer p ele ir super bem la nos USA para que possa ser vendido p europa e que nos dê lucros futuross!!
Boa sorte Brenner.
Já deve ter o dedo do kaka que tem influência nos EUA. Podem apostar que SP irá mandar vários jogadores para lá.
Leva o hernanes. 1.5 milhao de salario para ficarr na reserva
Jovens talentos??? K esse brener nao tem nenhum talento
Ele nunca foi dedicado ao futebol ele msm disse em entrevista o negócio dele e dinheiro qualidade de vida, boa sorte pra ele
Pena bom jogador vai fazer sua vida finaceira. Futebol la e muito fraco
Poderiam levar o Daniel alves e pablo nesse bolo ai