16 de dezembro de 1935: O coração de cinco pontas se manteve de pé

Poucos são os clubes, como o São Paulo FC, que têm três importantes datas para comemorar

Fonte Site Oficial
25 de janeiro de 1930 – data de sua fundação; 16 de dezembro de 1935 – data de sua reorganização; e 12 de setembro de 1938 – data de sua maioridade (marco da fusão com o CA Estudante Paulista). Esses são os três principais marcos da existência do São Paulo Futebol Clube.

Em reunião de 16 de dezembro de 1935, o Tricolor se reorganizou, após um período de inatividade decorrente de entreveros políticos e administrativos. Na ata da reunião celebrada neste dia consta:

LEIA TAMBÉM: Corinthians se desculpa por post homofóbico, e São Paulo rebate

“O Sr. Presidente (Manoel do Carmo Meca) declarou que a diretoria iria tomar as providencias necessárias para que os estatutos fossem prontamente registrados e prometeu que todos os membros da Diretoria estavam dispostos a não medirem sacrifícios para que o PAVILHÃO TRICOLOR VOLTASSE a tremular glorioso nos campos esportivos do Brasil, elevando cada vez mais o nome do São Paulo Futebol Clube, cognominado o “Esquadrão de Aço”.
Estas afirmativas demonstram que o referido dirigente considerava o ato como uma continuidade do Clube, com o uso da palavra “voltasse” e do termo “esquadrão de aço”, denominação do time no início dos anos 30 e onde jogava Friedenreich.
Maiores detalhes sobre essa questão são sanados no livro A DATA DE FUNDAÇÃO DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, que tem dois objetivos principais:
- (1º) acabar com a polêmica sobre a data de fundação do Clube, que foi criada unicamente por motivos políticos, que não deveria ter existido, mas que, por divergências partidárias, se manteve;

- (2º) tão importante quanto o primeiro, prestar uma homenagem a decisiva e valorosa contribuição dos quinze são-paulinos que em 15 de dezembro de 1935 não mediram esforços para resguardar o espírito guerreiro tricolor e retomar suas atividades.
São Paulo, Coração, Cinco, Pontas, Manteve, Pé, SPFC
Avalie esta notícia: 18 2
VEJA TAMBÉM
- Harry Massis quebra o silêncio e banca permanência de Rui Costa e Roger Machado
- Bobadilla retorna e Lucas Inicia transição física no São Paulo
- EXCLUSIVO: São Paulo monta plano para Roger Machado ter estabilidade no comando
- São Paulo deve ficar fora do Morumbis por grande sequência de partidas; Entenda!
- Roger Machado reforça diálogo com diretoria e demonstra confiança no comando do São Paulo



Comentários

armando aparecido
4 2
16/12/2020 12:41:50

Avante tricolor paulista d aço

armando aparecido
1 1
16/12/2020 12:40:59

E tambem tem sao paulo fc é verdadeiro campeão dos campeão graça a este estudante que fundaram o tricolor em 1930

armando aparecido
3 0
16/12/2020 12:35:50

É verdade graça a este estudante paulista nóis sao paulino nóis temos o verdadeiro campeão paulista e verdadeiro campeão d america trez vezes e campeão d mundo.e unico e verdadeiro campeão r mundo trez vezes

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 21:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Mirassol
Mirassol
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net