Imagem: Eduardo Knapp/Folha Imagem
Hoje adversários, Paulo Autuori, técnico do Athletico-PR, e Marcelo Gallardo, treinador do River Plate, tiveram a possibilidade de unir forças em uma ocasião que seria fundamental para a vida dos dois.
Comandado em 2005 por Autuori, o São Paulo ofereceu US$ 500 mil (cerca de R$ 2,7 milhões) para contratar Gallardo no Mundial de Clubes que viria a conquistar no Japão. O argentino tinha 29 anos, era maestro e capitão do River e tinha mercado inclusive na Europa, recusando uma proposta dos holandeses do PSV.
LEIA TAMBÉM: Após não renovar com o Fluminense, Dodi deve reforçar o São Paulo
O interesse pelo futebol refinado do argentino foi confirmado pelo então presidente são-paulino, Juvenal Juvêncio, mas as conversas não foram adiante porque Autuori não queria "jogadores de aluguel" em um único campeonato. Outros relatos da época afirmam que a negativa partiu de Gallardo, o que é difícil de acreditar, conhecendo seu verdadeiro vício por competições.
Sem Gallardo, que continuou no River, o São Paulo fechou com Aloísio Chulapa, que ficaria mais tempo no Morumbi. Tanto a história do não a Gallardo como a chegada do ex-atacante do Athletico foram resgatadas pelo Projeto Tóquio, que recria o dia a dia do Tricolor na temporada 2005.
Há 15 anos, o São Paulo treinado por Autuori bateu o River de Gallardo na semifinal e ganhou o título sobre o Athletico que o técnico leva hoje a campo para enfrentar não apenas o jogador que um dia recusou, mas sim um dos maiores treinadores da história (e que história!) da Argentina.
São Paulo, Paulo Autuori, Recusou, Gallardo, Mundial, SPFC
Davi, pois é. Lamentável esta postura.
Quem diria, Aloísio Chulapa de 2 opção de compra, ao jogador que deu um passe para mineiro marcar o gol do título. Pensamento mais que correto do Autuori...
Estava correto o Autuori pois vimos o Cruzeiro com varios jogadores de aluguel na final do mundial o que deu
Era uma visão correta essa de não aceitar jogadores de aluguel... o SPFC vem aceitando isso há tempos, e não ganhamos nada. Acho que o único que deu certo mesmo foi o Calleri. Mas tb, de que adianta? Traz por 6 meses, só empurra o problema pra frente..
Samuel...Danilo não voltou porque o Sp recusou e preferiu investir no atacante Washington...coração valente
Jogava muito, mas naquele ano o Danilo estava destruindo. Para der sincero, não entendi pq o Danilo não voltou para o São Paulo FC. Incompetência demais nos últimos 10 anos. Cagada em cima de cagada.