Com apenas uma contratação na temporada e em grave crise financeira, o São Paulo apostou em sua categoria de base para tentar brigar por títulos. E a decisão vem surtindo efeito.
Os jogadores revelados no CT de Cotia, cidade na região metropolitana da capital paulista, se tornaram protagonistas na equipe comandada por Fernando Diniz.
LEIA TAMBÉM: Que fase! Brenner alcança números absurdos desde o começo de outubro
Nos três pontos conquistados no último sábado, diante do Goiás, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, o jogo foi decidido pelos garotos. Brenner empatou a partida, e Igor Gomes virou.
No time titular, metade dos jogadores de linha são formados na base. Além de Brenner (20 anos) e Igor Gomes (21 anos), Luan, Diego Costa e Gabriel Sara (todos com 21 anos) são indispensáveis para o esquema de jogo proposto pelo Tricolor.
Com exceção de Igor Gomes, titular desde o ano passado, os outros quatro atletas fazem parte de reformulações propostas por Fernando Diniz após a eliminação para o Mirassol no Campeonato Paulista e o início ruim do time no Brasileirão.
Diego Costa e Gabriel Sara foram os primeiros a ganharem chance com frequência na temporada. Na quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador optou por fazer mudanças em praticamente todos os setores.
O zagueiro já se destacou imediatamente e se tornou um pilar da defesa, mas recentemente passou af falhar com frequência. Já são 21 partidas como titular. Ele foi poupado uma única vez, contra o Binacional, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
O meia Gabriel Sara não teve um começo muito feliz como titular. O jogador demorou a engrenar e recebeu inúmeras críticas da torcida nas redes sociais. Fernando Diniz não desistiu do atleta e insistiu na escalação.
No clássico contra o Santos, pela 10ª rodada do Brasileirão, veio a reviravolta: dois gols e o início de uma nova era para o meia. Hoje, ele se tornou indispensável e um dos mais regulares da equipe. Sara participa efetivamente de grande parte dos gols do São Paulo.
Brenner e Luan
Brenner e Luan fazem parte de uma outra reformulação proposta por Fernando Diniz. Após o time sofrer gols em dez partidas consecutivas, o treinador analisou que era momento de realizar mudanças. Com isso, o volante Luan foi o escolhido para reforçar a entrada da área.
Na partida contra o Atlético-GO, pela 14ª rodada do Brasileirão, o jogador entrou como primeiro volante e foi fundamental para o time não sofrer gols. A partir deste jogo, ele não saiu mais, e o equilíbrio defensivo melhorou na disputa dos pontos corridos. No mata-mata ainda há dificuldades.
Já Brenner entrou como titular na mesma partida após pedir passagem no banco de reservas. Até aquele momento, o atacante era uma espécie de 12º jogador: saía do banco para resolver.
Como titular ele não decepcionou e não parou mais de fazer gols e decidir partidas. Nos últimos dez jogos, Brenner marcou 11 gols. Com 15 na temporada, ele é o artilheiro isolado do São Paulo e um dos jogadores mais efetivos do Brasil no quesito gols por minuto.
Com os cinco em campo, o São Paulo entrou de vez na disputa pelo título do Brasileirão. Com 33 pontos, o time tem 64,7% de aproveitamento de pontos, o melhor da competição. O Tricolor tem três jogos a menos.
Na próxima quarta-feira, eles têm a missão de ajudar o São Paulo a melhorar o desempenho nos mata-matas. O clube encara o Flamengo, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
São Paulo, Garotos, Base, Protagonistas, 2020, SPFC
E se voltar um pouco mais até o próprio Igor Gomes só virou titular junto com o Anthony apos a a chegada do Diniz
Tem que fazer um tente com o gabriel novais pra ver como ele se sai com os pricipal
O Diniz merece criticas, principalmente pelo desempenho do sistema defensivo, mas merece elogios nessa parte. Teve coragem para colocar os garotos para jogar e está fazendo um bom trabalho no desenvolvimento deles. Considerando a situação financeira do Tricolor, esse é o único caminho.
Repete a história de 2019, ano passado os garotos da base como o Antony tb foram os maiores destaques!
Falta colocar de vez Rodrigo Nestor
Eu acho quê tinha quê ter cuidado com o Diego vem falhando na dúvida tira o garoto para ele ver o jogo de fora e sentir onde estava errando para não acontecer igual Lucão.