Lei permite que Bolsonaro estatize jogos da seleção e torcedor pode não ter como assistir aos jogos do Brasil nas eliminatórias

Fonte UOL/Lei em Campo
O torcedor brasileiro corre o risco de ficar sem ter como assistir aos jogos do Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo! Isso por que a Conmebol mudou as regras sobre os direitos de transmissão. E caso não exista uma empresa que adquira esses direitos, a Lei diz que o governo federal precisaria entrar nessa transmissão. Um absurdo previsto em lei.

Até agora, o jogo contra o Bolívia no dia 9 será possível assistir no país, mas a partida contra o Perú, em Lima, ainda não tem transmissão garantida para o Brasil.

LEIA TAMBÉM: Leco pode não aguentar pressão e demitir Diniz se time tropeçar contra Inter e River Plate

Vamos lá.
A questão foi trazida pelo advogado e colunista do Lei em Campo, Gustavo Lopes. "a Conmebol alterou a forma de comercialização e, de forma semelhante à MP 984 no Brasil, estabeleceu que a transmissão será negociada pelas Federações Nacionais individualmente. Em outras palavras, a seleção mandante é a detentora do direito da partida."
Ou seja, jogos com mando da Argentina, por exemplo, é necessário negociar com a AFA para poder transmitir.
Até aí, entendido.
Mas agora vem uma questão brasileira.
A lei geral do esporte brasileiro, a Lei Pelé, interfere na autonomia esportiva e estabelece no art 84-A.
Art. 84-A. Todos os jogos das seleções brasileiras de futebol, em competições oficiais, deverão ser exibidos, pelo menos, em uma rede nacional de televisão aberta, com transmissão ao vivo, inclusive para as cidades brasileiras nas quais os mesmos estejam sendo realizados
Parágrafo único. As empresas de televisão de comum acordo, ou por rodízio, ou por arbitramento, resolverão como cumprir o disposto neste artigo, caso nenhuma delas se interesse pela transmissão. O órgão competente fará o arbitramento.
Ou seja, o Governo Federal pode usar a Lei (ou deve?) e transmitir por TV pública ou definir uma empresa de comunicação para fazer a transmissão.
Pela leitura da lei "Todos os jogos das seleções brasileiras de futebol, em competições oficiais" , os jogos da seleção feminina também entrariam nesse dispositivo.
O Gustavo lembra que "situação parecida já aconteceu, em 2017, quando nenhuma TV comercial se interessou pelo jogo do Brasil contra a Argentina na Austrália e a partida acabou sendo exibida pelas TVs Brasil e Cultura."
O Governo irá usar a lei e transmitir esses jogos? Seria um absurdo.
A discussão de boca é válida, a seleção brasileira é um patrimônio cultural do povo brasileiro?
Mas a verdade jurídica é: ela é uma seleção que representa uma associação privada, a CBF. E é assim no mundo todo: em época de Copa, um país se une para defender uma instituição privada (e aí entram capitalistas, socialistas, anarquistas e por aí vai).
É preciso não só entender, mas defender a autonomia esportiva. O risco de afrouxar essa defesa é gigante.
O Estado precisa se manter distante de questões que dizem respeito à organização e funcionamento do esporte.
É assim que funciona a organização transnacional do esporte, com regras e linguagem que são entendidas em todos os cantos do planeta.

Esse caso mostra o Estado interferindo na autonomia das entidades privadas do esporte (reforçada inclusive no art 217 da Constituição Federal) e escancara mais uma vez a necessária reformulação da legislação esportiva no Brasil.
A situação mostra como nossa legislação está ultrapassada (fala em TV aberta), e precisa ser urgentemente revista e trabalhada. Até para se discutir de maneira correta a MP do Mandante. Já passou da hora de se discutir, se aperfeiçoar e se votar o #PL69 / 2017.
São Paulo, Lei, Bolsonaro, Estatize, Jogos, Seleção, SPFC
Avalie esta notícia: 3 3
VEJA TAMBÉM
- São Paulo x Mirassol: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo pelo Brasileirão
- DECISÃO DEFINIDA: Veja o que aconteceu com Pinotti após votação no São Paulo
- Harry Massis critica hostilidade da torcida e blinda Roger Machado antes de duelo decisivo
- VÍDEO: A verdade sobre o São Paulo e a ligação com Dorival Júnior
- CRISE POLÍTICA! Oposição articula impeachment contra Harry Massis



Comentários

mário lúcio da silva
1 0
28/09/2020 19:04:58

To nem ai com seleção.... Meu negócio é tricolor se não passar pra nim não faz diferença..... Quando passa não assisto

fabio oliveira
1 0
28/09/2020 18:29:05

Que ***** de matéria!!! Não tem assunto? Não posta nada.

adilson rodrigues
5 0
28/09/2020 08:23:13

Vai fazer falta nenhuma

paulo roberto miranda
8 0
27/09/2020 20:07:14

Seleção brasileira??? Ah, vah!!! Reservo minha sofrência apenas para o tricolor, olha que eu sofro!

lucilene vivan
12 0
27/09/2020 18:47:43

Não tô nem aí para a seleção brasileira faz tempo

antonio ivo sousa
18 0
27/09/2020 16:40:48

Minha seleção é o São Paulo...

jaquisson da cruz
17 5
27/09/2020 16:06:34

Foi a conmebol que mudou a regra, mas, pra chamar atenção tem que dar um jeito de citar o Bolsonaro

paulo monteiro de mello
18 0
27/09/2020 14:28:00

**** se a seleção... Estou preocupada com o SP.

sergio f leite
12 1
27/09/2020 14:03:10

Isso e bom sofremos menos,com Tite no comando e sofrimento continuo

luis santos
17 1
27/09/2020 14:02:53

Mano fode se a seleção, ah muito tempo aquilo deixou de ser seleção brasileira deveris mudar o nome de seleção do Brasil, para seleção dos empresario..

matheus oliveira
10 2
27/09/2020 14:02:51

Falta de assunto

bruno silva
8 7
27/09/2020 13:56:48

Edperar o que desse presidente alias do jeito que a nossa seleção esta toda desfigurada acho que é melhor, nao temos mais uma identificação com a seleção faz tempo

jerry adriani
2 0
27/09/2020 13:28:25

Melhor dizendo Política.

jerry adriani
13 1
27/09/2020 13:11:30

Não se preucupe com isto, por que tem varias emissora que vão dar suporte, só gostaria que o colonista se integre do assunto para não postar este tipo de noticias direcionada a Polica.

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 21:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Mirassol
Mirassol
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net