O sistema de jogo escolhido pelo técnico Muricy Ramalho para enfrentar o Noroeste na última quarta-feira tem se encaixado muito bem com o estilo da equipe. O 4-4-2 está se mostrando uma grande arma para o Tricolor, mais acostumado a atuar com três zagueiros.
Em 2009 Muricy escalou o time com dois zagueiros de origem somente em quatro oportunidades, todas no Campeonato Paulista: contra o Bragantino, Botafogo, Oeste e Noroeste. E o Tricolor venceu todas, marcando nove gols e sofrendo três.
Já o 3-5-2 foi implementado na maioria absoluta dos confrontos dessa temporada, inclusive em todas as disputas da Copa Libertadores. Foram 15 jogos com três defensores na formação inicial, com um saldo de oito vitórias, três empates e quatro derrotas, somando 60% de pontos ganhos. O São Paulo balançou as redes 24 vezes e foi vazado em 13 oportunidades quando adotou esse posicionamento.
Apesar desses dados e de ficar mais que satisfeito com o desempenho de sua equipe quando escalada com dois beques, o comandante do São Paulo ainda está longe de resolver qual será o esquema tático escolhido para o clássico do próximo sábado, contra o Palmeiras. Para a ocasião, o treinador não poderá contar com Miranda, que está com a seleção brasileira, mas terá novamente à disposição Renato Silva, que cumpriu suspensão na última rodada.
"É muito cedo para falar em time para o clássico, mas não é porque um jogador volta de suspensão é que ele tenha que ser escalado. O time sabe jogar tanto com dois como com três zagueiros", afirmou.
André Dias, que reforçou o Tricolor no último jogo da equipe no Paulistão, não acredita que os defensores sintam alguma dificuldade com essa alteração de sistemas. Para o atleta, o fato do São Paulo ser bem treinado e saber variar entre os dois esquemas deixa tudo mais tranquilo para os zagueiros.
"Nos cinco primeiros minutos [contra o Noroeste] eu fiquei um pouco perdido, até porque fiquei três jogos de fora. Mas logo nos encaixamos e acertamos o posicionamento. Quando o time vem jogando em um ritmo forte como o nosso acho que não tem problema", disse.
4-4-2 ganha outra e pode ser mantido no clássico
Boa atuação contra o Noroeste pode fazer Muricy optar por nova tática diante do Palmeiras
Fonte Site Oficial
27 de Março de 2009
Avalie esta notícia:
6
7
VEJA TAMBÉM
- Negou envolvimento? Ex esposa de Casares presidente do São Paulo se defende de acusações de desvio de ingressos- VAI CAIR? Oposição inicia mobilização em busca do afastamento de Júlio Casares
- Escândalo no Morumbi: dirigentes pedem licença após áudios vazarem
- SEM SAÍDA: Fora da lista de negociáveis, Alisson é tratado como peça-chave no São Paulo
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano