Há duas rodadas, o São Paulo corria o risco de ter o seu pior início na Copa Libertadores, após empatar com o Independiente (COL) dentro do Morumbi. Duas partidas, fora de casa, se passaram e a realidade são-paulina agora é bem diferente. E mais confortável do que há 15 dias. O momento é tão bom que o Tricolor já projeta terminar a fase de classificação com o maior número de pontos.
Depois das vitórias sobre América (3 a 1) e Defensor (1 a 0), o Sampa assumiu a liderança do Grupo 4 e vai ficar muito perto de uma vaga nas oitavas caso vença os uruguaios no Morumbi, no próximo dia 9. Com mais nove pontos para disputar, a equipe de Muricy Ramalho pode atingir 16 pontos após seis partidas.
Este seria o melhor desempenho são-paulino nesta etapa, em 14 participações do principal torneio sul-americano. A melhor até hoje foi em 2004, sob o comando de Cuca, quando a equipe somou 15 pontos – venceu cinco jogos e perdeu só um: 3 a 0 para a LDU, em Quito. Na ocasião, o Sampa estava voltando a disputar a competição após dez anos. Foi eliminado na semi (para o Once Caldas).
– Conquistamos duas importantes vitórias fora de casa,. No jogo do Uruguai foi até importante sofrer aquela pressão no final, porque assim o time amadurece mais rápido – comentou Muricy Ramalho, em sua quarta Libertadores no clube.
Ter uma classificação tão folgada não tem sido comum no Tricolor nos últimos anos. Em 2007, por exemplo, o time avançou em segundo do grupo, após empate em casa com o Audax (CHI). Ano passado, a vaga só veio na rodada final, após vitória por 1 a 0 diante do Atlético Nacional (COL). Alex Silva salvou!
Em três ocasiões o São Paulo já foi eliminado na primeira fase da competição (veja na tabela ao lado) e na década de 90 por duas vezes não precisou disputar esta etapa, já que entrou como o atual campeão.
Terminar a fase de classificação com o maior número de pontos é um desejo de jogadores e comissão técnica. Se o São Paulo for um dos melhores 16 classificados, o time terá a vantagem de disputar a segunda partida do mata-mata em casa até o final. Ano passado, isso fez a diferença contra o Fluminense.
Desempenho na Libertadores:
ANO
PONTUAÇÃO 1ª FASE
1972
11
1974
14
1978
6 - eliminado
1982
8 - eliminado
1987
5 - eliminado
1992
11
2004
15
2005
12
2006
12
2007
11
2008
11
2009
7 - até o momento
Melhor começo do Tricolor na Libertadores
Time pode terminar em primeiro lugar e com a maior pontuação de sua história. A intenção é poder decidir em casa nas oitavas
Fonte Lance!
20 de Março de 2009
Avalie esta notícia:
6
5
VEJA TAMBÉM
- VAI CAIR? Oposição inicia mobilização em busca do afastamento de Júlio Casares- Escândalo no Morumbi: dirigentes pedem licença após áudios vazarem
- SEM SAÍDA: Fora da lista de negociáveis, Alisson é tratado como peça-chave no São Paulo
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano
- De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta