Fernando Diniz: "Futebol é uma máquina de moer gente e causar sofrimento"

Fonte UOL
Formado em psicologia, o técnico Fernando Diniz, do São Paulo, tenta transformar o meio do futebol em um ambiente mais saudável em relação ao ambiente em que ele avalia que o lado competitivo faz com que não haja preocupação com a formação humana do jogador de futebol e que isso acaba fazendo diferença quando o atleta se vê sob pressão.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, com João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Diniz lembra sua origem e como as injustiças que presenciou no futebol influenciaram em sua formação para brigar por um esporte mais humano e faz um paralelo com a sociedade.

LEIA TAMBÉM: Empresário cobra São Paulo na Justiça por empréstimo milionário por compra de Everton

"A estruturação da minha família é muito parecida com o jogador padrão do Brasil. Eu sou um cara oriundo da periferia, órfão de pai com 8 anos, uma família muito grande, eu e mais sete irmãos, minha mãe batalhadora para caramba e então eu passei por todo esse processo que os jogadores de futebol passaram", afirma o treinador são-paulino.
"Eu fui um cara interessado por algumas coisas e quando ingressei no mundo do futebol, as injustiças que eu fui vendo, me deparando, elas foram mexendo muito comigo. O futebol, de fato, não é um lugar onde as pessoas estão num primeiro plano, às vezes nem no segundo plano, é uma maquininha de moer gente, de causar sofrimento para quem joga principalmente", completa Diniz.
Capitalismo e o resultadismo do futebol
A história do futebol brasileiro é repleta de casos de jogadores que foram consagrados, mas que se perderam ao final da carreira e que passaram dificuldades quando abandonaram os gramados e essa é uma preocupação do técnico. Diniz afirma que no futebol existe a pressão por resultados já na infância e que isso cria um ambiente que não é saudável, ele faz um paralelo com o que é considerado sucesso na sociedade.
"Acaba ocorrendo uma distorção muito grande da realidade que mesmo as crianças, para poderem ser legitimadas, elas precisam jogar bem. Para as crianças isso é muito ruim e isso é ruim para todo mundo, então você é definido pelo resultado que você entrega, você não é definido por aquilo que você é para as pessoas", diz o técnico.
O técnico do São Paulo acredita que se fala muito em técnica e tática, mas se ignora a importância do lado humano no futebol e o desenvolvimento como cidadão dos jogadores, que desde cedo precisam mostrar resultados num meio em que há muita concorrência e poucos alcançam o sucesso.
"Quando você não entrega o resultado, você praticamente não vale nada para quem te cerca. Esse tipo de comportamento que o futebol deixa muito agudo e tem na sociedade também, principalmente na sociedade do capital, onde sucesso é sinônimo de ter dinheiro, de ter algum status social e essa forma de sucesso que a gente acaba transportando para o futebol, ela é muito nociva para a gente conseguir viver bem e ter uma vida mais saudável, e eu acho que o futebol pode ser diferente", conclui.

"Todo mundo precisa ganhar dinheiro, precisa ganhar título, todo mundo precisa ser bem-sucedido nesse sentido, mas a base principal para mim é que as pessoas precisam viver de uma maneira ética e moral e se conhecer para poder viver melhor", conclui.
São Paulo, Fernando Diniz, Futebol, Máquina, Sofrimento, SPFC
Avalie esta notícia: 7 0
VEJA TAMBÉM
- MERECE UMA CHANCE? Após vitória, jornalista defende Roger Machado em meio a críticas
- Reinaldo reclama da arbitragem após vitória do São Paulo sobre o Mirassol
- São Paulo faz mudanças estratégicas e irá poupar seis jogadores na Sul-Americana
- Luciano quebra o silêncio e defende Roger após vitória do São Paulo
- MELHORES MOMENTOS! Confira os lances e o gol do São Paulo na vitória contra o Mirassol!



Comentários

marco silva
2 4
17/06/2020 19:13:52

Então porque continua nesse meio. Quanta hipocrisia.

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Sudamericana

Ter - 21:30 - -
Millonarios
Millonarios
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net